domingo, 16 de junho de 2019

Árvores decepadas no Jardim Calheiros da Graça

Eu não ia comentar aqui, porque já passados alguns dias, e estava meio que ausente do Blog, mas tenho que registrar, mesmo que tardiamente.

 Por conta de cortes de galhos de árvores no Jardim Calheiros da Graça, feitos sem maiores critérios, uma centenária, frondosa e saudável tipuana foi ao chão na véspera da festa de Santo Antônio dos Anjos. Caiu, desequilibrada pelo corte desproporcional, de um lado só. A moto-serra funcionou como nunca. Foi de fazer chorar aos mais sensíveis. 
Outros, sempre bajuladores dos poderosos, em quaisquer circunstâncias, acharam que as indignações pelos cortes não passaram de mimimi. 
O assunto nem foi ventilado na câmara por algum vereador.

Como se não bastasse derrubar uma árvore, um vizinho e lindo hibisco florido também foi decepado, conforme demonstram as fotos abaixo:

Na verdade faltou acompanhamento de profissionais da área do Meio Ambiente da prefeitura. Sabe-se que não foram convocados nem consultados em seus laudos técnicos.
Afinal, quem autorizou o corte sem maiores critérios? Vai ficar por isso mesmo? 

Além disso, o nosso jardim há muito tempo está precisando de um projeto paisagístico que embeleze aquele local, ponto central da cidade histórica. Faltam flores e gramas nos canteiros, além de reposição de árvores que foram decepadas ou foram ao chão pelo tempo e/ou ataque de pragas ou do homem.
Por fim, com as “podas” efetuadas, dezenas de bromélias ficaram abandonadas pelo chão.

2 comentários:

  1. E vai ficar por isso mesmo. Prefeito não vai cobrar de ninguém. E o povo? O povo não tá nem aí.
    Edson de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Amadorismo. Não seria o caso para a Promotoria do Meio Ambiente?
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir