quarta-feira, 26 de junho de 2019

Audiência Pública para mudar a data da fundação da Laguna

Ontem à noite (25/6/2019) realizou-se no plenário da Câmara de vereadores da Laguna, audiência pública sobre a proposta (discussão) de mudança de data de fundação da Laguna, apresentada pelo ex-prefeito Cadorin e seu filho Lucas, com apoio inconteste do presidente do Legislativo, Cleosmar Fernandes.
A leitura do autor da proposta (Cadorin) levou 1h13m12s. Após, houve manifestações do prefeito, vereadores, e deste autor, de improviso, que começa aos 1h28:23s e se estende por apenas 22 minutos. O leitor pode adiantar ou voltar o tempo deslizando o cursor.

Sim, a proposta é pela mudança da data, mesmo que não tenha ficado muito claro isso ou que seja feita por outro viés. Não fosse esse o motivo principal, não haveria necessidade de uma audiência pública.

 Os fatos históricos apresentados por mais de uma hora de leitura, feitas pelo ex-prefeito, em minha opinião comporiam apenas um capítulo a mais na grande história da Laguna, que ainda não foi escrita, nas palavras do padre Leonir D’Alba, no prefácio de seu livro “Laguna antes de 1880”.

Tive oportunidade de me manifestar no plenário ao público presente, fazendo breve recapitulação de fatos, mostrando que a data escolhida da fundação da Laguna – 1676 – não foi aleatória conforme foi afirmado, e citando nossos historiadores de outrora e o porquê da fundação da Laguna ter acontecido em 1676. Aliás, data que o próprio filho do fundador, Francisco de Brito Peixoto, presente aos fatos, testemunha ocular da história da fundação da Póvoa de Santo Antônio dos Anjos, citou em duas petições enviadas ao El Rei. Como diria um manezinho da ilha: se ele dix!!!

Nos posts publicados aqui neste Blog nos próximos dias, vou procurar destrinchar toda a história e o que motivou a apresentação dessa proposta.
Lamenta-se que entre os edis, apenas três ou quatro deixaram-se ficar presentes à audiência, após a sessão Ordinária realizada minutos antes. Estavam lá os vereadores Peterson Crippa Silva (PP), Nádia Tasso Lima (MDB), Kléber (Kek) Lopes Rosa (PP), Osmar Vieira (PSDB) e, lógico, o presidente da Casa, Cleosmar Fernandes.

Mas vamos por partes, porque o assunto é polêmico, merece nossa reflexão, estudos e análises. 
Aliás, a pesquisa apresentada no plenário da Câmara de vereadores, em minha opinião, deveria ser apresentada ao Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, obtendo assim, um parecer dos nobres membros daquela histórica instituição.

4 comentários:

  1. Realmente Valmir, não entendo querer mudar a data de fundação da Laguna, principalmente por causa de navegações e naufrágios espanhois que apenas passaram por aqui. É pisar na memória do nosso fundador. E se acham que Laguna ficaria mais antiga com isso se enganam, porque a Ilha de Santa Catarina é mais antiga ainda, com inúmeros navegantes espanhois que lá também passaram. O que a isso nos leva? Vamos cuidar dos nossos monumentos atuais que estão abandonados, vamos cuidar de nossos heróis do passado, vamos preservar o que ainda resta. Será que tudo isso é apenas para alguns de manterem no noticiário? Fico pensando.
    Geraldo de Jesus - Florianópolis

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela defesa do ano de fundação em 1676, por Domingos de Brito Peixoto. Se por qualquer relato de viajante que aqui passou, ainda mais espanhol, for mudar a data, vai virar uma bagunça.
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela defesa da data da fundação em 1676 e do nome de Domingos de Brito Peixoto. Pena Valmir que o lagunense não dá o devido valor a prata da casa, valorizando as pesquisas que vens fazendo há tempos. Mas é assim mesmo. O lagunense acomodado aceita qualquer mudança, de roteiro de santo, local do carnaval, data de semana cultural como bem falastes.
    Lá no Rio Grande do Sul eles chamam tradicionalistas, aqui eles dizem que quem é contra mudanças é conservador. Que alguém tente mudar a semana farroupilha do mês de setembro pra ver o que acontece. Aqui vale tudo. Cadê a maçonaria de Laguna que não se manifesta?
    José. De Abreu Souza

    ResponderExcluir
  4. Uma aula de história. Concordo contigo. Mudar a história pir causa de um espanhol que simplesmente passou por aqui? Para com isso. Só falta esses vereadores aprovarem isso. E o prefeito assinar. Mas a eleição de 2020 tá aí. Vamos dar o troco.
    Roberto Cabral

    ResponderExcluir