quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Política & Políticos

Quantos são na prefeitura da Laguna?
Para conhecimento, Portal de Transparência da prefeitura da Laguna demonstra que em 15 de agosto deste ano (última atualização), a prefeitura possuía 593 servidores efetivos, com 28 efetivos em cargos comissionados.
Já cargos comissionados são 219, distribuídos em 191 servidores comissionados e 28 comissionados em cargos efetivos, além, é claro de dois agentes políticos, o prefeito e o vice.
Clique abaixo no mapa, para ampliá-lo e conferir os números:


   Reunião discutiu situação do Hospital
Direção do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos esteve reunida com os parlamentares lagunenses.
 Objetivo foi mobilizar o parlamento para buscar alternativas, tendo em vista que o hoje a instituição hospitalar passa por uma auditoria, não tem CND - Certidão Negativa de Débito, e está impedida de receber recursos públicos e assinar novos convênios com o município, governo do estado e federal.
O hospital pede uma liminar para conceder a CND, e aguarda decisão da justiça.

Participaram da reunião, Dr. Fernando Pache - presidente do Hospital, Dra. Tatiana Mansur Blosfold - vice-presidente, Cheyenne de Andrade Leandro - administradora do hospital, vereadores: Cleosmar Fernandes - presidente da Câmara, Peterson Crippa da Silva, Osmar Vieira, Rhomening Rodrigues, Patrick Mattos de Oliveira, Thiago Alcides Duarte e Luciana Fernandes Pereira, secretária de Finanças da prefeitura da Laguna.
Desde a última segunda-feira (19), a direção do Hospital suspendeu os atendimentos eletivos, mantendo apenas os atendimentos de urgência e emergência.

Nesta quinta-feira (22), o Hospital obteve medida cautelar expedida pela Justiça Federal da Laguna garantindo a expedição da Certidão Negativa de Débitos (CND). Na verdade o que se pleitea é uma Certidão Positiva de Débitos com efeito de Negativa, isso é,  reconhece os débitos e dá direito a firmar convênios e contratos. 
Os trâmites burocráticos devem levar mais alguns dias.


"Faltam vagas nos cemitérios. É uma vergonha”, diz vereador Osmar
Usando da palavra na sessão da última terça-feira (20), vereador Osmar Vieira (PSDB), abordou a falta de vagas para sepultamentos nos cemitérios da Laguna.
“É uma vergonha isso”, criticou o vereador, salientando que vem cobrando essas obras desde novembro de 2017.

“Já deu tempo. Não é perseguição, mas já deu tempo, já tá passando do tempo de começar a mostrar. Já tá na hora do prefeito chamar os secretários dele e dizer: olha já se passaram 2 anos e 8 meses, nós temos 1 ano e 2 meses até a eleição, do jeito que está não dá. Ou atamos ou desatamos. Vamos resolver problemas da cidade, vamos resolver o que está embaçando, o que está atrapalhando", desabafou o vereador Osmar.


   Porto da Laguna também será privatizado?
Entre as empresas estatais anunciadas na última quarta-feira (21) pelo presidente Bolsonaro no plano para privatização, está a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o porto da Laguna desde 1991. 
Com isso o Terminal Pesqueiro da Laguna será estadualizado, como vem sendo anunciado há bastante tempo, através da SC-Par ou agora privatizado pelo governo federal?

   Esqueletos em armários?
Dizem arqueólogos que existe muito esqueleto por aí, maioria enterrada em sambaquis, em nosso litoral. Na política também há alguns guardados em armários, precisando vir à luz da verdade e da justiça. 
Tem gente doidinha pra passar tudo a limpo e dar o troco por conta de fatos idos. Dizem alguns que até outubro de 2020, muita coisa virá à tona. Quem viver verá.

   Na mosca – Serve também pra Laguna
“Estamos órfãos de oposicionistas que não se rendem a benefícios, cargos e ajudas eleitorais, e unam força no contraditório, na fiscalização. Hoje na maioria dos casos a oposição fica silenciosa, salvo raríssimas exceções”.
(Do colunista Paulo Alceu)




2 comentários:

  1. Geraldo de Jesus23/08/2019, 08:09

    219 comissionados e o prefeito acha pouco. Quase todo dia tem mais nomeações. Enxugar a máquina nada. Por isso não tem dinheiro pra nada.

    ResponderExcluir
  2. Edison de Andrade23/08/2019, 15:27

    O Osmar do gás agora virou oposição? Por que será né?

    ResponderExcluir