sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Sessão na Assembleia Legislativa destacou os 198 anos de nascimento de Anita Garibaldi

Os 198 anos de nascimento de Anita Garibaldi, também conhecida como a “heroína dos dois mundos” por sua participação em combates de ordem revolucionária, no Brasil e na Itália, foram destacados na noite desta quinta-feira (29) em uma sessão especial realizada na Assembleia Legislativa.
Na ocasião também foi lançada a programação das atividades que serão realizadas para a celebração do bicentenário de nascimento de Anita, e homenageadas pessoas e instituições que contribuíram para a preservação e divulgação da história da catarinense, nascida em 30 de agosto de 1921 no município da Laguna.
Guardiãs de Anita se apresentando.
A solenidade foi presidida pelo deputado Felipe Estevão (PSL), que na ocasião se disse emocionado por fazer parte dos festejos do nascimento de uma personalidade tão significativa para a história do estado de Santa Catarina. 
Segundo o pesquisador Adílcio Cadorin, Anita é reverenciada na Itália e conhecida no Uruguai, mas ainda muito pouco valorizada no Brasil e até mesmo no seu estado de origem, fato que pretende mudar por meio do projeto “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”. A iniciativa, do qual é coautor, tem por meta divulgar a vida e os feitos da catarinense. “Santa Catarina, agora com a preparação dos festejos do bicentenário de nascimento de Anita, se prepara para resgatar o valor dessa grande mulher, que tem feitos incomensuráveis que a maioria da população catarinense também desconhece.”

Também participante do projeto, o arquiteto e historiador italiano Andrea Antonioli, que atualmente atua como diretor da Biblioteca Pública e Museu Renzi, ressaltou a importância da catarinense para a própria existência da Itália como país. “Anita é considerada uma figura feminina muito importante para nós, pois além de ter participado das lutas junto com Giuseppe Garibaldi, abriu as portas para a unificação italiana.”
Na sequência, foi realizada a apresentação do vídeo “Anita è il tuo nome”, de autoria de Maria Gabiella Conti e direção de Stefano Caranti, que conta, de forma poética, a trajetória de vida da lagunense.
As guardiãs de Anita também fizeram umas bonita apresentação.
Fonte: Alexandre Back (Agência Alesc)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário