terça-feira, 21 de agosto de 2012

Assoreamento da Lagoa Santo Antônio dos Anjos

A Lagoa Santo Antônio dos Anjos da Laguna que banha a cidade, há muitos anos vem sendo assoreada por toneladas de areia que descem pelo Rio Tubarão. Nunca, em toda sua existência foi realizada uma ampla dragagem em seu leito.
Com o assoreamento, além da pesca predatória e poluição, a piscosidade da Lagoa foi diminuindo.
Há muitos locais em que a lâmina d’água não chega a alguns centímetros. Tem que se conhecê-la para navegar sobre ela, manter o rumo da embarcação nos pequenos canais, sob pena da embarcação encalhar na areia, no lodo.
Nos últimos dias, com o forte vento nordeste soprando, vazante, nas horas da maré baixa (ou baixa-mar), percebe-se visualmente o estado em que se encontra a nossa Lagoa. É quando surgem em extensivos metros, em quilômetros as enormes coroas de areia. O recuo das águas fez com que surgisse uma praia regular ali no Areal.
No último fim de semana era bem nítida a imagem da agressão sofrida pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos ao longo dos anos. Quem participou de uma missa nos altos do Morro da Glória ou lá esteve no último domingo, pode observar o triste fato.
Confira as fotos:



Um comentário:

  1. Valmir a nossa Lagoa Santo Antonio possui dois tipos de experiências diárias. O Oceano Atlântico que a nutre com vida, fazendo dela o ninho para a procriação e desova. E um tipo de "parceria do mal" que a inunda de morte. Recentemente procurei na internet nomes de lugares e plantas cujas fotos estão no livro "Tão longe, tão perto". Pois na rede deparei-me com uma dissertação de mestrado excelente falando sobre a poluição do complexo lagunar. Quem sabe um dia a ciência sobrepuje o atraso e sejam tomadas medidas em prol da vida marinha que é nossa vida também. Fatima Barreto Michels.

    ResponderExcluir