quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quem banca uma banca?

Uma das coisas que não me conformo na Laguna ( e são várias, vocês sabem) é a ausência de uma banca de jornais e revistas no centro da cidade. Pode parecer pouco, mas não é.
Logo a Laguna que se diz tão cultural, que herdou de nossos antepassados o gosto pelas artes, pela cultura, pioneira que foi em várias áreas.
Enquanto isso, por exemplo, outros municípios vizinhos possuem vários desses estabelecimentos.
Em Tubarão, somente na avenida Marcolino Martins Cabral existem três bancas. Outra às margens do Rio e mais uma na Praça central do bairro Oficinas.
Por que a prefeitura da Laguna não lança um edital de concorrência com vistas ao aluguel de um ponto que poderia se situar no Jardim Calheiros da Graça ou na Praça dr. Paulo Carneiro, bem defronte ao Mercado Municipal? Um banca, logicamente, dentro dos parâmetros arquitetônicos exigidos pelo Iphan. Ou também é proibido?
Garanto que haveria interessados no negócio.

###

Saudades da Banca do Chico ali defronte ao Cine Mussi (sim, sim, já tivemos os dois) na pequena praça onde hoje está situada a estátua do bandeirante paulista, fundador de nossa cidade, Domingos de Brito Peixoto.
Ali comprávamos e trocávamos figurinhas dos mais variados álbuns de nossa infância, como da Copa do Mundo, História Natural, Perdidos no Espaço e de tantos outros. E também gibis, muitos gibis. Um Almanaque Disney valia um Zé Carioca mais um Pato Donald.
Naquela pequena área, enquanto aguardávamos o início da matinê das 14 horas, para torcer pelo mocinho – sim, ainda havia mocinhos em nossas vidas para torcer – e nas cenas mais nervosas bater com os pés no assoalho numa torcida barulhenta para que o Zorro, Tarzan e os heróis dos bang bang à italiana, também chamados de western spaguetti, chegassem a tempo de salvar o pessoal do bem. Tudo ao som das trilhas de Ennio Morricone.
E no final da película, antes do letreiro do The End, o nosso herói sempre ficava com a mocinha, num beijo que arrancava suspiros da menina ao nosso lado, num final feliz e amor que sempre imaginávamos para todo o sempre, ingênuos que éramos em nossas pré-adolescências.

6 comentários:

  1. Olá Valmir. Concordo plenamente com o teu comentário a respeito da falta das bancas de jornais e revistas.
    Lá em Tubarão, faltou registrar que em Tubarão, existe uma outra banca, defronte ao Pronto Atendimento da Provida.
    Abs e continue firme com o teu blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Concordo que faz bastante falta uma banca. Mas também falta vontade tanto do fornecedor quanto do consumidor. Eu tenho a papelaria aqui na frente da UDESC. E já sugeri ao representante local de um jornal que colocasse alguns exemplares em consignação, para sentir como seria a aceitação do público. Até agora, nada. Também tenho um expositor logo na porta, com revistas de vários gêneros (desde artesanato, passando por arquitetura e decoração até jogos e utilitários para computador). Mas o giro é muito baixo. Acho que o pessoal perdeu o hábito pela leitura... Mas a novela das oito todos sabem de cor e salteada.

    ResponderExcluir
  3. Putz, hoje mesmo comentei com a minha mãe sobre a falta de banca de jornais e revistas no centro!

    ResponderExcluir
  4. Graça Prudêncio13/08/2012, 22:37

    OI walmir ,
    Realmente é lastimável que não se tenha uma banca para jornais e revistas.Uma livraria já seria pedir demais.Quando estou por aí no verão ou finais de semana tenho que ir em busca de jornais nas padarias,mercearias,etc. e levar livros em viagem.
    Apoio totalmente tua idéia.Abraços

    ResponderExcluir
  5. A gente q vem de cidade grande estranha muitas coisas q nao tem em Laguna ,principalmente uma banca de revista, jornais, doces, como faz falta !!! minha filha fica me pedindo o album do carrossel e as figurinhas onde encontrar, se aqui nao tem ???? a tua ideia é otima realmente abrisse um edital concerteza teria pessoas pra fazer o negocio...APOIADO !

    ResponderExcluir
  6. Realmente é lastimavelnao tem um banca de jornais, revistas e doces em Laguna...acostumada com cidade grande lá é tao comum e pratico. Entao minha filha fica me pedindo o album do Carrossel e as figurinhas pra comprar na banca??? e cadÊ a Banca em laguna, agora tenho q ir pra Tubarão pra conseguir??!!

    ResponderExcluir