quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Absurdo, um verdadeiro escândalo, prédio da Polícia Ambiental derruba muralha tombada do cais construído há mais de 100 anos

Mais um absurdo está acontecendo na Laguna. Desta vez atinge o nosso patrimônio histórico de uma forma escandalosa. É revoltante. É um abuso contra o patrimônio público, contra um bem tombado (o cais em grande parte é tombado). É de se indignar.
Prédio da Polícia Ambiental que está sendo construído na avenida governador Colombo Machado Salles, destruiu vários metros da centenária muralha do cais para a construção de uma rampa.
A própria construção do prédio recebeu muitas críticas por ser levantado à beira da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, impedindo a visão do mar.
Onde estão os nossos vereadores? Onde está o Iphan? Onde está o Ministério Público? O que diz o prefeito Célio Antônio? O que diz o vice-prefeito Luiz Fernando Schiefler Lopes?
Logo o prédio da Polícia Ambiental?
O cais da Laguna, em pedra granítica cortada milimétricamente e em forma de elipse foi construído em 1910, por Arcângelo Bianchini.
A própria Capitania dos Portos não ousou tanto e para atracação de suas lanchas, construiu um cais de madeira, não mexendo na obra original. Por que não seguir o exemplo?
Quem fez o projeto? Quem assinou e autorizou? O Iphan e a prefeitura permitiram?
Uma vergonha! Um absurdo! Uma afronta ao povo lagunense!
Confira as fotos feitas no dia de hoje:







6 comentários:

  1. Incrivel que para construir próximo a rios, lagoas é obrigatório para nós simples mortais deixar no mínimo 30 metros de afastamento (lei federal) pelas fotos nota-se que a distancia deixada é bem inferior, será que a lei federal não se aplica a orgãos fiscalizadores da esfera estadual? com a palavra aqueles que detem por força da lei autoridade. Um abraço Renato Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempos atrás... ainda no "antigo blog do Valmir", quando foi anunciado que a Polícia Ambiental iria ocupar o antigo armazém junto ao cais, manifestei minha preocupação com a infeliz ideia, justamente por entender que aquele espaço deveria fazer parte de uma grande praça, para que o público pudesse desfrutar da magnífica paisagem que é a Lagoa de Santo Antônio. Jamais imaginei que a Polícia Ambiental tivesse a deplorável intenção de "ferir" o patrimônio histórico, ainda mais com a autorização (ou cumplicidade) do orgão responsável pela preservação da história da Laguna.
      Ainda é tempo de rever esta estupidez, obrigando a reparação do dano imposto ao centenário "cais" e aproveitar o momento e encontrar um local melhor para a Polícia Ambiental... que convenhamos, não tem motivo algum para permanecer ali.
      Ao amigo Valmir... um grande abraço,
      Adolfo Bez Filho

      Excluir
  2. Valmir
    Eu nasci bem na frente deste cais. Hoje vendo as fotos no teu blog senti uma grande decepção; Como é que os governantes de nossa cidade permitiram tamanho crime.
    A construção deste cais, é uma verdadeira relíquia ,considero umas das melhores construções marítimas feita no nosso Estado, construído pelo Sr. Biachini .
    Grande parte do material empregado na construção foi retirado do lado da casa de meu pai; onde hoje há uma construção que foi feita pelo Sr. Epifânio ( Cine Roma). E o pior é que foi para a polícia ambiental. Onde estavam os órgãos competentes, Fátima, Ibama e outros Ecoschatos....????

    ResponderExcluir
  3. Jorge Sidney Abrahão10/08/2012, 09:27

    Valmir:
    Triste muito triste esta notícia que acabo de ler e ver no teu Blog através das fotografias. Neste momento de muita tristeza passa um filme na minha cabeça, quando todos os dias caminhavamos ao Colégio Stella Maris onde cursamos nosso primário. Que tristeza meu amigo. Nós íamos sem o os nossos pais saberem, caminhando por cima daquela muralha até o colégio todos os dias. O tempo passa meu amigo. Que destruição. Onde estão os orgãos responsáveis pela fiscalização e guarda das coisas da nossa Laguna? Lagunenses acordem, estão destruindo a nossa cidade. Falo isto, pois felizmente tenho ainda um apartamento na praia do Mar Grosso e lá passo sempre o verão com minha família. Valmir se meu pai ainda vivo fosse, neste momento estaria chorando por ver tanta destruição na sua querida Laguna. Não adianta nada embelezar de um lado e destruir o outro. As duas coisas terão que caminhar sempre juntas. As eleições se aproximam, por favor meus amigos de Laguna, analizem, pensem, vejam bem as propostas dos candidatos e não se deixem levar por palavras e promessas absurdas e impraticaveis.

    ResponderExcluir
  4. Valmir:
    Achei sua reportagem interessante. Gosto de boas matérias. Considero dever de todos que amam a Laguna, zelar por ela. A função jornalística é mesmo a de suscitar a manifestação da cidadania na "Ágora". Parabéns! Entretanto com relação aos comentários, que são também objeto de meu interesse em ler, notei que há um sem identificação. Isto me remeteu a Alexandre Dumas (pai) que escreveu as “Memórias de Garibaldi” e também “Os três mosqueteiros” (que vi no teatro com Rodrigo Santoro) e depois me lembrei do filho autor de “A Dama das camélias “ . Atribui-se a Alexandre Dumas (pai) a seguinte frase: “Toda generalização é perigosa, inclusive esta”. Já de Alexandre Dumas (filho) há um ditado que aprendi com D. Wanda Labanoska e dizia que: só devemos escrever aquilo que pudermos assinar. Fatima Barreto Michels

    ResponderExcluir
  5. Prezada, a mais pura verdade. Comentários anônimos, sem identificação no próprio texto a partir de hoje serão retirados e não aprovados. Ao deixar um comentário o leitor deste blog deve se identificar, pode ser inclusive ao final do texto.

    ResponderExcluir