sábado, 5 de janeiro de 2013

Tira, bota, deixa ficar...

Local para acesso a Jet skis foi reaberto no Molhes

Após a instalação de canos de concreto, no dia 3, fechando o acesso de jet skis ao canal da Barra, o local foi novamente reaberto.
Tudo porque, em reunião um dia após, sexta-feira, 4, o Governo Municipal, Marinha, Polícia Ambiental e associação de proprietários de jet skis decidiram que o local para acesso de jet skis ao mar continuará provisoriamente próximo ao trapiche, no canal do Molhes. O espaço continuará proibido para estacionamento de veículos.

Como vemos, voltou-se atrás na medida tomada sem maiores consultas aos órgãos envolvidos.

PS: Há uma lei municipal regulando a matéria. Lei nº 817, de 12 de dezembro de 2001, que "DISPÕE SOBRE O USO DO MAR, PRAIAS E LAGOAS PARA PRÁTICA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS OU RECREATIVAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."

De acordo com o capitão de corveta da Marinha, Marcelo Barbosa da Silva, o canal dos Molhes é legalmente um local de acesso de embarcações ao mar, “mas deve ser usado de forma regulamentada, de acordo com a legislação e respeitando a segurança marítima”.
O canal dos Molhes onde os jet skis trafegam não pode ser usado como espaço para realização de manobras e somente como acesso ao mar.
O local será utilizado provisoriamente até que o novo ponto de desembarque e saída dos jet skis receba a infraestrutura necessária, ao lado da Capitania dos Portos. Na próxima temporada este será o local definitivo.

Também foi definido na reunião que o canal dos Molhes será regulamentado com balizamento, definindo os espaços para navegação e recreação.

2 comentários:

  1. Prezado Valmir
    Esta polêmica deve ser referente a velocidade dos Jet Skis. Solução:
    Coloque lombadas no canal.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Isto já beira o absurdo, esta situação ocorre porque a anos não se cumpre leis municipais, se desde o começo a fiscalização e a punição acontecesse dificilmente teríamos hoje este impasse. Um fato: quem não cumpre leis no país é o que? na minha infância aprendi que era sempre o vilão da história, agora em Laguna....

    ResponderExcluir