sexta-feira, 6 de novembro de 2015

"Coisas" que ninguém mais ouviu falar e não se conhece os resultados

Certos assuntos são noticiados, publicados em diários oficiais e na imprensa e depois a gente nunca mais ouve falar.
Não se conhece os resultados, as consequências e providências que foram ou não tomadas.
Querem alguns exemplos? Vamos lá:

- Comissão para Coletânea Garibaldina.
Assinada em julho de 2014 pelo prefeito municipal Everaldo dos Santos, inclusive com Portaria publicada em Diário Oficial, até hoje não conhecemos os resultados de reuniões de uma Comissão criada para analisar, dar sugestões e cuidar dos trâmites legais, culturais e necessários para abrigar a chamada Coletânea Garibaldina.

A finalidade oficial da Comissão, conforme destacado na Portaria era “Elaborar relatório indicando a atual situação do acervo, especificando o modo em que se encontra disposto, bem como as dificuldades que enfrenta, devendo elaborar propostas de trabalho para solucionar as necessidades encontradas e aperfeiçoar sua utilização”.

A valiosa Coletânea do arquiteto Wolfgang Ludwig Rau, composta por livros, quadros, móveis, gravuras, cartas, peças de época e outros itens, se encontra na Casa Pinto Ulysséa, um local inadequado.
O acervo, considerado um dos mais completos sobre Anita, foi adquirido do historiador pelo governo do estado em maio de 2001, pertence à Fundação Catarinense de Cultura e foi doado em forma de comodato ao município da Laguna, em 14 de julho de 2002, através de ato assinado pelo governador Esperidião Amin.

Segundo a conservadora e restauradora do Atelier de Bens Móveis da FCC, Cristine Siqueira, a intenção é deixar o acervo em Laguna de forma definitiva. “Para que a coleção fique no município serão precisas algumas modificações. Restauro, localização e apresentação adequada, entre outras questões”, afirma.

De acordo com o historiador da FCC, Fabio Andreas Richter, uma pesquisa também precisará ser realizada. “É preciso pesquisar a história de cada peça que existe no acervo para que haja uma maior possibilidade de conhecimento. Dando assim o máximo de opção para que o acervo seja aproveitado, não só para visitação, mas também para estudo. Desta forma é possível desenvolver ainda mais as informações colecionadas por Wolfgang”, conta.
Até hoje não sabemos os resultados.

Laguna corre o risco de perder a guarda do valioso acervo.

- Comissão de sindicância 1
Em 9 de setembro de 2015, foi instalado Processo de sindicância na prefeitura da Laguna “para apuração do extravio do processo administrativo nº 6268/13, oriundo do processo licitatório 46/13 para implantação de sistema de informatização de software Secretaria de Saúde”. 
Até hoje não sabemos os resultados.

- Comissão de sindicância 2
Em 16 de setembro de 2015, foi instalado Processo de sindicância na prefeitura da Laguna “visando apurar extravios dos empenhos de nºs 287, 879 e 2149. Memorando da contabilidade da prefeitura informou que esses documentos não foram localizados”.
Até hoje não sabemos os resultados.

- Comissão de sindicância 3

No final de julho de 2015, a suspeita de fraude numa licitação para reforma do CEAL foi parar na polícia e Ministério Público. Foi divulgada à época a formação de uma Comissão de sindicância por parte da 19ª SDR da Laguna para apurar os fatos. Trocaram os secretários, o engenheiro Mauro Candemil assumiu àquela pasta e até hoje não se sabe dos resultados da sindicância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário