quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Parabéns Batista Cruz pelos seus 71 anos

O rádio-repórter da Laguna João Batista Cruz completa seus 71 anos de vida neste dia 16 de fevereiro, quinta-feira.
Radialista dos mais tradicionais de nossa cidade e do estado, Batista vai reunir familiares para comemorar tão importante data.

E começa este dia tão especial acordando cedo, trabalhando e apresentando seu programa “Rádio Revista” como sempre o faz há muitos e muitos anos, na Rádio Difusora da Laguna, das 7 às 9 h da manhã. Emissora que um dia antes, em 15, também completou a mesma idade e prepara-se para daqui a poucos dias entrar na Faixa FM.

Batista entrou no rádio pelas mãos do saudoso Evilázio Silveira, na década de 60. Salienta que também aprendeu muito da profissão com o radialista Walmor Silva.
Em meados década de 60, Batista Cruz apresentou nas velhas tardes de domingo, ora nos palcos da Difusora, no Cine Central ou no Cine Teatro Mussi, o programa de auditório “Musicruz”.
Nele, além de sorteios e concursos entre seu grande público que ia lhe assistir, apresentava os valores musicais da nossa terra. Cantores como Atanásio Silveira, Amélia Bossle, Edna Souza, Nilmara Campos, Berlinda Paulino e Maria Lita.
No palco da Rádio Difusora na década de 60, todo sorriso, apresentando seu programa de auditório "Musicruz", ao lado do cantor Atanásio Silveira. Ao fundo, no acompanhamento ao violão, Aurélio Santos.
Foto: Arquivo Carlos Araújo Horn
Outros programas de sucesso foram “Com Batista a Brasa Mora” e “Tijolinho Gamado”, apresentando sucessos da Jovem Guarda.
Logo após enveredou-se na apresentação de noticiários e daí não saiu mais, virou sua grande paixão no rádio, além das entrevistas com os mais variados personagens, sempre defendendo e reivindicando por nossa Laguna.

Batista é filho de Celina Fernandes e Manoel Inez Cruz, já falecidos e que sempre estão na saudade.
É casado com Carme Regina, que inclusive marcou época na presidência do Centro Social Urbano (CSU), do Portinho, e com quem teve os filhos Marcelo e Márcio.
Com os filhos Marcelo e Márcio, a esposa Carme e o neto Arthur. Álbum de família.
Cursou o primário na Escola Comendador Rocha, o ginasial no Ginásio Lagunense e formou-se técnico em contabilidade no Colégio Comercial Lagunense (CCL).
Com a esposa Carme. Foto: Elvis Palma
Sempre participou ativamente da nossa sociedade. Como carnavalesco dos mais alegres, foi presidente da Escola de Samba Brinca Quem Pode e já desfilou pelas Escolas de Samba Coloninha e Protegidos da Princesa, na capital do estado.
Torcedor do Flamengo, já foi jogador do Barriga Verde F.C., o tradicional periquito verde da Laguna.
Foi diretor das sociedades Musicais União dos Artistas e Carlos Gomes, além de presidente e membro de diretorias em várias gestões da S.R. União Operária.
Católico, é membro da Irmandade Santo Antônio dos Anjos.

No final da década de 60, começo dos anos 70, aceitando outros desafios profissionais, foi trabalhar em Curitiba e lá ficou por 12 anos. Bem por isso virou também torcedor do Atlético Paranaense e não perdia os jogos realizados lá na capital do Paraná.

Em 1981 retornou em definitivo a sua cidade natal. Logo assumiu a direção da Rádio Difusora, que andava quase parando, tanto comercialmente como nos níveis de audiência.
Em pouco tempo, com eficiência, competência e muito trabalho, fez novamente a emissora retornar ao sucesso no dial, tendo ao seu lado os radialistas João Carlos Wilke, Valdemar Manoel de Souza e João de Souza (Dão) Júnior.

Em 1983, convidado, tornou-se chefe de gabinete do prefeito João Gualberto Pereira/Rogério Wendhausen.

Eis, em algumas poucas linhas, um retrato que faço do rádio-repórter da cidade João Batista Cruz, que graças ao bom Deus continua no batente, ao microfone do rádio, sempre empunhando a bandeira da Laguna em suas legítimas e verdadeiras aspirações.

Obrigado Batista Cruz. Obrigado por todos esses anos, em nome de seus ouvintes, da Laguna e sua gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário