sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Implantação de penitenciária na Laguna deverá ser discutida com comunidade, diz prefeito

Abaixo, nota publicada hoje no site da prefeitura sobre o caso "Penitenciária industrial na Laguna", assunto que repercutiu enormemente junto à população lagunense. 
De ontem para hoje este Blog, em que você viu primeiro abordando o assunto, bateu todos os recordes de acessos (mais de 10 mil clics numa tarde e noite) já que também foi curtido e compartilhado nas redes sociais.

Prefeito e secretária defendem construção da penitenciária
Sublinhei alguns trechos polêmicos da nota. Observem que tanto a secretária Ada Faraco de Luca como o prefeito Mauro Candemil continuam insistindo nas vantagens do empreendimento. 
"Serão 500 detentos. Laguna terá muito a ganhar", diz a secretária. "O local é completamente isolado, proporcionando segurança total a toda comunidade lagunense", ressalta o prefeito.

O estranho é que em nenhum momento se fala em construir uma nova UPA - Unidade Prisional Avançada, fora do centro urbano da cidade, retirando a que existe ao lado da Udesc. Uma UPA (cadeia) é bem diferente de uma penitenciária.

Eis a nota:

“A Secretária de Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina, Ada De Luca, propôs ao prefeito de Laguna, Mauro Candemil a construção de uma penitenciária industrial no município.
De acordo com a Secretária, o valor da obra chega a R$ 36 milhões e terá capacidade para abrigar 500 detentos de baixa periculosidade, gerando cerca de 70 empregos diretos entre guardas e todo corpo prisional.

Ada ainda destaca que Laguna terá muito a ganhar com a construção da penitenciária (escola para presos), pois dará oportunidade aos detentos que são lagunenses e que estão em outros presídios do estado ou fora dele de estarem alojados no município, com a vantagem da ressocialização e garantia de profissionalização. Nesse novo modelo, várias empresas irão compor a penitenciária, gerando empregos e renda também ao município.

O prefeito ainda não definiu se aceitará ou não a vinda da penitenciária industrial ao município. "As entidades de classe juntamente com o poder executivo e legislativo é que irão debater o assunto e definir se há ou não interesse", destaca.

Em reunião, na Câmara Municipal nesta semana, Mauro demonstrou sua preocupação com relação à (UPA) Unidade Prisional Avançada de Laguna que está instalada ao lado  da Udesc e em meio a várias residências o que pode colocar em risco a vida de lagunenses, caso aconteça uma rebelião.

Candemil disse que a área para a implantação da nova penitenciária industrial, seria a da antiga CODISC e que cerca de 100 mil metros quadrados poderiam abrigar a obra. "Vejo que o local é completamente isolado, proporcionando segurança total a toda a comunidade lagunense", avalia”.

Fonte: PML

2 comentários:

  1. O povo de IMARUÍ já recusou a construção desta penitenciária naquele município.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante,quando tem grandes projetos de desemvolvimento do governo do Estado,vai para Criciuma e cidades vizinhas. Quando tem retrocesso vem para Laguna e cidades vizinhas, isto é inaceitavel.

    ResponderExcluir