segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Animais de rua serão castrados. Lá em Imbituba

Um problema recorrente nas cidades é a presença de animais abandonados, perdidos ou mesmo que vivem nas ruas, sujeitos a todo risco de doenças, acidentes e maus tratos.
No último dia 10 de novembro, a Prefeitura de Imbituba realizou uma licitação emergencial para firmar convênio com clínica veterinária do município, que irá castrar 400 animais de rua (cães e gatos) ou acolhidos por entidades protetoras de animais, nesta primeira etapa.

Em Imbituba, o último censo realizado em 2012, contabilizou cerca de 20 mil animais, sem estimativa certa de qual percentual estaria em situação de abandono.
Mas, infelizmente, conforme a diretora de Vigilância Sanitária daquela Prefeitura, Camila Fermino, o número pode aumentar, e a responsabilidade é também da população.
 “É preciso cuidar do animal de estimação, é preciso que se leve no veterinário, os medicamentos são caros, por isso criar um animal exige planejamento. As pessoas aceitam um ser vivo em casa, mas na primeira chateação soltam. Cão solto na rua gera problemas. Aumenta o risco de doenças, de acidente de trânsito, o risco de que os cachorros agridam pessoas, e até o número de atropelamentos dos cachorros cresce”.
E completa dizendo que o controle populacional de animais abandonados é uma conquista da população, pois tem o objetivo de garantir a saúde dos cidadãos, e é também um ato de carinho e cuidado com os animais errantes. Através da esterilização de animais abandonados poderemos promover um melhor controle das zoonoses e garantir uma existência digna para estes animais”, finaliza a diretora.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Enquanto isso na Laguna...
não se vê nenhuma ação por parte do poder público nesse sentido, visando minimizar o problema a médio e longo prazo. A alegação de sempre é que não há recursos. Quem sabe para o ano que vem...

4 comentários:

  1. Notícia maravilhosa! Parabéns Imbituba! Espero o mesmo em Laguna, pois aqui infelizmente o número de abandonos cresce cada vez mais. Mylene

    ResponderExcluir
  2. E o prefeito de lá está no mesmo tempo do daqui. Mas visão é outro papo. Wilmar Coelho.

    ResponderExcluir
  3. Um programa deste tipo também podia ter começado por aqui. Se não dá 400 começa com 200. Mas é só tirar alguns cargos da máquina inchada que o prefeito pode fazer. José de Abreu.

    ResponderExcluir
  4. Onde anda os vereadores de Laguna? Ou sera mais um "JÁ TEVE".

    ResponderExcluir