sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Publicações históricas serão digitalizadas. Lá em Blumenau

Fruto de um convênio entre a Fundação Cultural de Blumenau e a Fundação Catarinense de Cultura, as edições de “Blumenau em Cadernos” serão digitalizadas.
Também importantes jornais que circularam naquela cidade no passado, como Immigrant, Blumenauer Zeitung, Lume e A Naçãopassarão pelo processo e serão disponibilizados via internet ao público. Serviços deverão ser concluídos até março do ano que vem.
Para ler mais aqui

Enquanto isso na Laguna...
Arquivo Público da Laguna está fechado há um ano.
Enquanto isso na Laguna o nosso Arquivo Público está fechado há um ano e nada de oficial é divulgado no site da prefeitura. Exemplares de jornais antigos, como O Albor, Semanário de Notícias e O Renovador, além de importantes documentos do rico acervo da municipalidade e da Comarca, estão mofando em prateleiras e sacos plásticos e sendo comidos por traças e baratas.
Arquivo Público da Laguna deveria ser prioridade na área cultural por parte dos gestores da cidade. Ali está a nossa história no papel.
Mas qual o quê!

4 comentários:

  1. É uma vergonha. Depois ficam falando em cidade histórica. Documentos e jornais antigos também são históricos. José de Abreu

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Pois é... (...) cada cidade com sua história. Nesse momento, sua preservação é importantíssima, principalmente para as gerações futuras.Não importa quão grande ou pequeno é o seu município, mas ali houve uma colonização, ali aconteceram fatos históricos, ali fundou-se um povoado que hoje tornou-se uma cidade.
    Preservar é tão importante quanto zelar pelos seus antepassados. É manter viva a cultura, a tradição, a etnologia de uma civilização. Fiquei triste ao tomar conhecimento do arrombamento do Museu da Anita, do roubo do sino, que os monumentos históricos precisam de manutenção...
    Cidade histórica, significa PRESERVAÇÃO, CULTURA, COLONIZAÇÃO, dentre tantos outros fatores que contribuem para tornar o lugar um ícone em sua história. E olha que história nós temos.
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Cidade que vive do turismo histórico e não preserva a própria história.... Estamos fadados a sumir do mapa.

    ResponderExcluir
  4. É uma vergonha isso. É o que dá botar gente em cargos que não é da área. Wilmar Coelho

    ResponderExcluir