segunda-feira, 14 de maio de 2018

Seminário vai discutir substituição do sino do Museu

Pesquisadores, comunidade e poder público estarão reunidos no próximo dia 17 de maio (quinta-feira), às 14 horas, no Cine Teatro Mussi, no seminário para tomar a decisão sobre a substituição do sino do Museu Anita Garibaldi. Ou sino do Povo, como é denominado. Para ler uma pesquisa que fiz sobre o sino e publicada em 2016 neste Blog clique aqui.

Como todos nós somos sabedores - e este Blog foi o primeiro a noticiar a triste ocorrência - na madrugada de 4 de agosto de 2016, o objeto histórico, conhecido pelos historiadores como “Sino do Povo”, foi furtado. Ele ficava instalado na entrada do primeiro andar do Museu, no alto da escadaria, sob um arco. O sino até hoje não foi encontrado.

A prefeitura da Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura, está organizando o seminário "Segurança e Ressignificação de Acervo - Estudo de caso "O Sino do Museu".  
Com a participação de museólogos, arquitetos e historiadores uma mesa redonda irá debater o assunto com o objetivo de dar subsídios e fundamentar a decisão sobre a troca do sino. 
Mas há necessidade de um seminário para abordar ou não a substituição? 

Sino deveria ser substituído
Em minha opinião, o sino deve ser substituído por uma réplica. Simples assim. O custo é de menos de R$ 3 mil reais. Um painel poderia ser confeccionado e instalado logo à entrada do 2º piso do Museu, contendo a foto do original, um pequeno histórico e a explicação que o objeto foi furtado e em seu lugar instalado uma réplica.
Se por ventura algum dia o histórico sino for encontrado, recuperado, bastaria colocá-lo sob uma cúpula de vidro, no interior do prédio, com toda segurança. E tenho dito!

O problema é que há opiniões contrárias à substituição do sino. Há até quem considere uma “blasfêmia” a instalação de uma réplica. Mas se até a Taça Jules Rimet (Copa de 1970 de futebol) foi furtada, derretida e substituída por outra?

4 comentários:

  1. Minha opinião é a mesma. Acho que deva ser colocado uma réplica. O problema é que muitos querem decidir a cultura de Laguna sem conhecê-la. Aliás, tem muito secretário que nunca participou da cultura de nossa cidade, vivia fora e nunca vi num encontro cultural, lançamento d elivro, etc.
    Edison de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Mas fazer seminário pra isso? E as 2 da tarde quando todo mundo tá trabalhando ou estudando? Me poupe.
    Geraldo Costa

    ResponderExcluir
  3. Sou da opinião que o sindo deva ser substituído. Porém não pode parar as investigações. E se um dia achar deixe o sino em exposição dentro do museu. Luís Eduardo Ulysséa Rollin

    ResponderExcluir
  4. Também sou a favor de uma réplica e o original exposto no interior do museo.

    ResponderExcluir