sexta-feira, 11 de maio de 2018

Solenidade Cívica pelo Dia da Vitória

Na última terça-feira (8), foi realizada uma solenidade cívica celebrando o “Dia da Vitória”, 8 de maio de 1945, relembrando a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que se reuniu aos aliados no combate ao nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta data terminava o confronto na Europa com a rendição dos alemães.

A solenidade aconteceu na Praça do Expedicionário, defronte ao busto do herói lagunense Clito Araújo, morto em combate na Itália, durante aquele conflito e reuniu autoridades, estudantes e militares,  inclusive com a participação do Grupo da 3º Cia. do Batalhão do Exército, de Tubarão. Houve também uma homenagem ao integrante da força armada brasileira na época, senhor Jamil Corrêa.
Jamil Corrêa, veterano da FEB.
Parabéns aos organizadores pelo evento, que não era realizado há muitos anos.

O desprezo com os nossos monumentos
A Praça, situada entre a rua Calheiros da Graça e avenida Colombo Machado Salles, foi inaugurada em 4 de maio de 1980. Já o busto de Clito Araújo, graças aos empenhos dos lagunenses José Paulo Fortunato Goulart e Cel. Lincoln Ungaretti Branco, da Liga da Defesa Nacional e do veterano Nilson Vasco Gondin, foi inaugurado em janeiro de 1996.
Mas cá pra nós leitor, o prefeito e o presidente da Fundação Lagunense de Cultura devem ter ficado envergonhados perante o público presente, pelo descaso com o local e pela não conservação do monumento.
As fotos de Elvis Palma, valendo mil palavras, expõe uma realidade nua e crua, exposta sem retoques.

P S: Em segundo plano na foto, um imóvel particular, também deteriorado.
Poucos sabem, mas o local foi sede do Clube de Natação e Regatas Lauro Carneiro, fundado em 1919 e primeiro clube náutico catarinense que se instalou fora de Florianópolis. A iniciativa foi de Manuel Dario da Cunha e seu primeiro presidente.
No salão superior aconteciam reuniões, jantares e memoráveis bailes e no térreo ficavam as embarcações, como registram os jornais da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário