sábado, 9 de março de 2019

Havia um tempo...

“Todos os dias quando acordo
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo

Todos os dias antes de dormir
Lembro e esqueço como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder
(...)
Somos tão jovens
Tão jovens
Tão jovens”

(Tempo perdido – Legião Urbana)

Houve uma época – finalzinho da década de 1970 e começo da de 80, em que o point da juventude no centro da cidade foi um bar chamado Quadradão. Foram os anos do surgimento e do sucesso de tantas bandas de rock pelo Brasil.

O barzinho era bem ali onde hoje se situa o restaurante Pardhal’s, entre as ruas XV de Novembro e Duque de Caxias, esquina do Jardim Calheiros da Graça. Uma região onde pouco depois começou o carnaval dos trios elétricos e carros de som, mais tarde transferidos, na gestão do prefeito Jorge Zanini, para a Praia do Mar Grosso e o então Calçadão da rua Tubarão.

No terreno, de propriedade do seu Erlindo Amboni e depois do seu Geraldo, anteriormente existiam garagens alugadas. É o que me lembro.

Depois um galpão foi construído e um bar instalado. O hoje advogado Johnsenei Calazans andou arrendando o local durante um tempo. Depois o Ricardo Amboni (telha) instalou o Pardhal’s Lanches.

Shows foram ali realizados. Performances individuais, declamações de poesias e carreiras musicais solos se iniciaram, como exemplo as de Terezinha Flôr, Gero Perito e João Rodrigues.
Muitas paqueras, namoros e depois casamentos começaram no Quadradão. Bem verdade que muita gente se separou anos depois, no transcorrer da vida. E também tantos ausentes... Mas isso são outras histórias...

Tenho em meus arquivos essas quatro fotos clicadas pelo fotógrafo Geraldo Luiz da Cunha (Gê), sempre de máquina em punho, principalmente nas baladas então realizadas na terra de Anita.

Clique nas fotos para ampliá-las:
Fotos: Geraldo Luiz da Cunha (Gê).




Evidentemente, observando as fotos, nota-se que a galera acompanhava alguma apresentação. Qual terá sido?

Entre os conhecidos (meu Deus! Alguns não mudaram nada, nadica de nada) podemos observar:
Terezinha Flôr, Joãozinho Rodrigues, Tadeu “gargalhada” Guedes Rosa, Bizorro, Tomazinho Vianna, Guidi Pinto, Cida Milezzi, Thiago Santiago, Maria Goreti (depois Moreira), João Carlos Remor Mattar, Eduardo Guedes de Oliveira, Laércio Foss, Rodrigo Mussi, Norberto Amorim, Johnsenei Calazans, Maria Aparecida Martins, Liliane Miró, Aguinaldo Aguiar (preto), Mário Gabriel, Sílvia Oliveira, André Bacha, Maria Teresa Oliveira, Berenice Calazans, Élvio Dias, Giovani Lima, Edson da Silva Floriano (menino do Rio), Henrique Abraham Netto (Coca),...

Quem sabe alguns dos nossos leitores estejam na foto e/ou possam reconhecer mais alguém?

6 comentários:

  1. Quantas festas neste lugar! Quantas risadas! Bons tempos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que saudades. Eu apareço em duas fotos. Tempo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Foi a melhor época...Tempo bom....O pré carnaval passava por ali, os mascarados....

    ResponderExcluir
  4. Valeu Valmir por resgatar esses arquivos....pois os negativos já não existem mais, foram detonados pela umidade relativa. Saudade das boas.....!

    ResponderExcluir
  5. Grande Geraldoooo.
    Atrás de sua máquina eternizando os bons momentos de Laguna e sua gente.

    ResponderExcluir