domingo, 16 de junho de 2019

Vitrais retornam à igreja

Nesta semana, por decisão da Irmandade, através do provedor Leonardo Demétrio, dois antigos, belos e preciosos vitrais retornaram à igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos e foram novamente instalados nas janelas da parede em seu lado sul. Os antigos, bem mais simples, foram retirados.

As peças foram doadas pelas ilustres famílias lagunenses:
Remor (Ó clemens, ó pia, ó dulcis Virgo Maria! (Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!):

E Rodrigues Moreira (São José protege seus devotos):
Foram conseguidas através do padre Bernardo Phillippi, que aqui esteve na paróquia, de fevereiro de 1933 a 25 de janeiro de 1948, conforme nos informa Nail Ulysséa em seu escrito “Três séculos na matriz”.

Esses vitrais foram retirados dos seus locais de origem na década de 70, quando de uma reforma e substituídos por peças mais simples. Ignoro os motivos. Há quem diga que a troca se deu para passagem de mais claridade (luz natural).
Os vitrais retirados.
Até o fim do ano, conforme divulgado pela irmandade, mais dois vitrais retornarão, agora nas janelas das paredes norte da matriz.

PS: Conforme informações do provedor, os dois e antigos vitrais agora instalados estavam na Casa Paroquial, na janela da biblioteca e na parede da escadaria.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber onde estavam e porquê não foram imediatamente devolvidos a seu lugar original.

    ResponderExcluir
  2. Prezado, conforme informação do provedor, já incluído ao final do texto (PS), esses dois antigos vitrais estavam instalados na Casa Paroquial, na janela da biblioteca e na parede da escadaria, de onde agora foram removidos.

    ResponderExcluir
  3. Lindos vitrais, ótima matéria Valmir. Parabéns também ao provedor Leonardo pela mudança.
    Edson de Andrade

    ResponderExcluir
  4. Nossa igreja ficou mais linda ainda. Fico pensando quantas peças no passado foram tiradas, sumiram. Só não gosto desses novos trajetos de Santo Antonio. Acho um erro quebrar uma tradição.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir