sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Política & Políticos

Pinho Moreira esteve em... Imbituba
Ex-governador Eduardo Pinho Moreira esteve semana passada em Imbituba. Na vizinha cidade discutiu o futuro do MDB e sua unificação visando às eleições do ano que vem. O vice-prefeito de Imbituba é do MDB. Presentes, entre outros, o ex-prefeito Osny Souza Filho e os vereadores Thiago Machado, Humberto Santos e Cláudio do raio X.
Aliás, naquela mesma semana o MDB da Laguna também se reuniu, mas Pinho Moreira aqui não veio.

Ex-governador colocou seus imóveis da Laguna à venda 
Por falar nisso, ex-governador Pinho Moreira, que muito fez pela sua terra natal e foi reconhecidamente o maior cabo eleitoral do atual prefeito da Laguna nas eleições de 2016, colocou seus imóveis à venda em nossa cidade, inclusive o apartamento no Balneário Mar Grosso. 

Legislativo retornou aos trabalhos
Na última terça-feira (6), Câmara retornou aos trabalhos, após o recesso, com as ausências de quatro dos treze vereadores.

Vereador Preto Crippa quer saber sobre o Procon
Vereador Peterson Crippa Silva (PP), apresentou em plenário na sessão da última terça-feira (6), o requerimento de nº 0308/2019 solicitando informações sobre o trabalho e rotina do Procon na Laguna. O vereador quer saber:

1) Quantos atendimentos foram feitos nos últimos 3 meses?
2) Quantos casos foram solucionados?

3) Qual a estrutura de servidores que o Procon da Laguna disponibiliza? E as portarias de todos os servidores.

Coronel Jeffer pré-candidato a prefeito?
Alguns amigos seus e políticos aqui da Laguna pensam seriamente no nome do coronel Jefer Fernandes para concorrer à prefeitura da Laguna em 2020, ano que vem, mas como cabeça de chapa.
Fernandes foi comandante do 28º Batalhão de PM aqui de nossa cidade e atualmente ocupa o cargo de comandante da 8ª Região de Polícia Militar, em Tubarão, função que assumiu em dezembro do ano passado, quando de sua promoção.
Mas para que tal aconteça o coronel Jeffer, atualmente com 50 anos, teria que passar à reserva.
Vamos aguardar os acontecimentos

Uma historinha política
Jornalista Cláudio Humberto contou certa vez em sua concorrida coluna uma historinha intitulada "Política da vez", que transcrevo abaixo, e que cai sempre como uma luva no cenário político que já se avizinha, faltando pouco mais de um ano.

“O governador Ademar de Barros tinha uma maneira peculiar de lidar com a sua base política, em São Paulo.
Certa vez ele recebeu um correligionário do PSP que insistia em ser candidato a prefeito no interior, mas Ademar já havia feito a sua escolha. Ao receber o homem, perguntou, malandro:
- Como vai a sua campanha para vereador?
O homem não "captou" a mensagem e lembrou que queria mesmo era ser candidato a prefeito. Ademar o despachou assim:
- No futuro você pode ser candidato a prefeito. Mas em política tem uma coisa que se chama vez. E esta não é a sua. Passe bem”.

Alíquota do ISS reduzida de 5% para 2,5%
O presidente da Câmara, vereador Cleosmar Fernandes recebeu em seu gabinete na tarde da última terça-feira (6), representantes da classe empresarial, prestadores de serviços e membro do Conselho Regional de Contabilidade – CRC.
O assunto em pauta foi a promulgação da lei complementar 410/2019, que reduz o ISS - Imposto Sobre Serviços, de 5% para 2,5%.
A lei foi promulgada pela Câmara de Vereadores após o projeto ser aprovado, em duas votações, por unanimidade. Ainda assim foi vetado pelo Poder Executivo, veto que foi rejeitado por unanimidade, no plenário, pelos parlamentares.
A publicação da lei 410/2019, foi comemorada por Pedro Davi - presidente da Acil, Natanael Wisintainer - presidente do Sindilojas, Patrick Prates - membro do CRC, Luís Felipe Resende e Marcio Sousa - representando a Liga dos Blocos e o vereador Patrick Mattos de Oliveira.
Ficou acordado que o presidente da Câmara deverá marcar uma audiência com o prefeito municipal e as entidades de classe para sustentar a promulgação da lei.

Pois não é que é...
Por causa de supostos apoios e futuras coligações ano que vem, têm políticos na Laguna ressuscitando mortos... politicamente.
O que faz lembrar a frase antológica daquele garoto do filme O Sexto Sentido: "I see dead people".

Vereador Osmar Vieira quer cópias de contratos do lixo e de iluminação pública
Vereador Osmar Vieira (PSDB) na sessão de terça-feira última apresentou o requerimento de nº 0317/2019, solicitando ao prefeito cópia integral do contrato e os termos aditivos firmados com a atual empresa que presta serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares (lixo) do município.

Vieira também quer cópia integral do contrato e de todos os aditivos firmados com a atual empresa contratada para prestação dos serviços de iluminação pública. O requerimento, que leva o número 0313/2019 também pede um relatório com a quantidade de pontos que foram realizados a manutenção, mês a mês, do ano de 2017 até o presente momento.
***************
Todas às sextas-feiras, a coluna POLÍTICA & POLÍTICOS. 

2 comentários:

  1. Geraldo de Jesus09/08/2019, 12:39

    Veio em Imbituba e não veio em Laguna. Vai vender seus imóveis em Laguna. Hummmm será que o exgovernador tá desgostoso c9m a política na nossa cidade?

    ResponderExcluir
  2. Edison de Andrade09/08/2019, 21:12

    Quero só ver se a prefeitura vai responder esses requerimentos dis vereadores Preto Crippa e Osmar. Du-vi-do.

    ResponderExcluir