sábado, 23 de junho de 2012

Amanhã faz 2 anos e 3 meses que o Museu Anita Garibaldi está fechado

Ao contrário do que pregam cartões-postais, blogs, sites e folders por aí, o Museu Anita Garibaldi está fechado há dois anos e três meses, a ser completados no dia de amanhã.
O local foi fechado à visitação pública em 24 de março de 2010, e somente em 17 de agosto do mesmo ano é que as obras iniciaram.
As chamadas obras de restauração e revitalização no valor de R$ 423.130,39 com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, já foram finalizadas há muito tempo, pelo menos há meses não se percebe mais movimentação de operários no local. O prazo final constante foi de 17 de abril de 2011.
Os poucos turistas que visitam a Praça República Juliana para conhecer a estátua de Anita se deparam com as portas cerradas e indagam aos transeuntes e moradores pela abertura do Museu, mas não obtém resposta. Ninguém sabe, não há informações oficiais. As placas que traziam prazos, fotos, valores e nomes de financiadores e empreiteiras sumiram. O que diz a Fundação Lagunense de Cultura? E a Secretaria de Turismo?
O sino não foi recolocado e o prédio está sem iluminação externa.
O que está faltando? Quando será reinaugurado? Qual é o entrave?
Vão aguardar as proximidades das eleições?

2 comentários:

  1. Só Laguna mesmo que acontece esse tipo de coisa. Vão deixar pra abrir de novo perto da eleição provavelmente

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Valmir!
    É muito simples verificar o que está acontecendo. A CF de 88 traz em seu artigo 165, as diretrizes do plano orçamentário de governo, destinado a todos os entes da federação: O plano plurianual,(válido para 4 anos, inclusive, o primeiro ano, cumprido sempre pelo sucessor), a Lei de diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, ou seja o PPA, a LDO e a LOA. Tudo isso tem que estar lá no portal da transparência.Todo cidadão tem acesso, e poderá consultar o que será efetuado na Lei Orçamentária anual. Daí sim, dá pra ver qual o montante e o prazo a ser aplicado no museu.A propósito, essas leis são passíveis de fiscalização. Além da população, temos também o TCE.Quanto à elaboração da LDO, que parte do legislativo,a população deverá ser informada com antecedência...
    Infelizmente, temos muitos gestores que deconhecem a legislação.
    Abraços!

    Maria de Fatima Martins

    ResponderExcluir