sábado, 9 de junho de 2012

Um protesto por mobilidade e rampas de acesso

Esta semana muita gente foi testemunha de uma cena inusitada e triste e que recebeu apoio de muitos populares.
Um cadeirante, conhecido como Benê, munido de uma colher de pedreiro e uma lata cheia de concreto, executou improvisadas rampas em vários pontos de calçadas da Laguna.
Vejo a foto feita por este blog:

Era um protesto pelo não cumprimento do Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Para ler o Decreto na íntegra, clique em:

Muita gente fotografou a cena e fotos foram parar em redes sociais.
A verdade é que a maioria das calçadas de nossa cidade não oferece condições mínimas para os pedestres e se o sujeito tiver deficiência física,problemas de locomoção, as dificuldades são ainda maiores.
Basta uma volta pelo centro para constatar calçadas esburacadas, postes, placas de publicidade, vasos, floreiras, degraus em cimento e madeira. É uma imensa tranqueira a impedir a livre locomoção.
No chamado calçadão (?) da XV de novembro até um automóvel ficou exposto em frente ao Banco do Brasil por vários dias atrapalhando as pessoas. E ninguém faz nada.
Falta fiscalização e o cumprimento do Plano Diretor e Código de Posturas do município.
Pois uma telespectadora enviou a foto a Cacau Menezes e o polêmico colunista da RBS a mostrou no Jornal do Almoço de ontem, tecendo comentário sobre o fato. No final afirmou que “Laguna está entregue às moscas”.
Para assistir basta clicar aqui:

No facebook o caso pegou fogo, com acusações, comentários, críticas e muitas outras observações.
Há quem sempre defenda que os problemas da nossa cidade têm que ser tratados em nossa cidade, como se isso fosse possível hoje nesse mundo globalizado, onde uma foto, um texto postado, percorre o globo em segundos.
A verdade é que o problema existe, não há como negá-lo, – além de muitos outros – e tem que ser solucionado pelos nossos governantes.

Existem algumas rampas, é bem verdade, mas são muitas poucas e somente executadas quando da realização de novas obras, como foi o caso do Jardim Calheiros da Graça.
Há que se adequar as calçadas da Laguna ao que exige a Lei. Como fazem os bancos, sob pena de multas. Não falam tanto em mobilidade? Em privilegiar o pedestre? Não estreitaram a avenida governador Colombo Machado Salles em nome do pedestre? Pois então.

P S: Equipe da RBS-Tv esteve na tarde desta sexta-feira no centro da cidade gravando reportagem com o cadeirante, mostrando o fato além de entrevistar várias pessoas na rua. Reportagem vai ao ar ao meio-dia da próxima segunda-feira.

2 comentários:

  1. luiz antonio fernandes09/06/2012, 09:12

    Esperar o quê das administrações da nossa cidade. Entra mandato, sai mandato e nada melhora, a única preocupação deles é fazer algumas obras grandes para mostrar a população que fazem alguma coisa e o resto, voces já sabem o que acontece...

    ResponderExcluir
  2. Para ver mais:

    http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?channel=46&contentID=256242&uf=2

    Abraços...
    Victor Horn

    ResponderExcluir