terça-feira, 19 de junho de 2012

Semáforos? Estamos perdendo para Passo do Gado, bairro de Tubarão


A foto ao lado é de uma sinaleira num cruzamento no bairro Passo do Gado, na vizinha cidade azul.

Pois é, estamos perdendo para um bairro de Tubarão.  Enquanto isso o sistema viário da Laguna está virado num caos, com péssima sinalização, ruas e avenidas obstruídas, afuniladas.
Mesmo com o grande aumento na quantidade e circulação de veículos automotores constatado nos últimos anos em nossa cidade, por incrível que pareça, não temos um semáforo.
Nossas autoridades dizem que não há necessidade. Só na Laguna!

Por exemplo: há anos motoristas, moradores e alguns vereadores solicitam da administração municipal a instalação de semáforos em alguns cruzamentos mais movimentados da cidade, mas até agora nada.
A esquina do Molhes, em frente ao supermercado Tieli e Farmácia Laura, precisa de uma sinaleira urgentemente. São vários os acidentes lá acontecidos. Ninguém liga.
Faltam placas nas esquinas de várias ruas, mão, contramão, preferencial. A sinalização horizontal no leito das vias é feita com tinta de péssima qualidade, não se utilizando material recomendado, apropriado, fosforescente, duradouro; locais para estacionamento de motos no centro são improvisados; a rótula entre a rodoviária e o Ceal é uma piada. Aliás, o que já mexeram naquilo.

Por falar em rótula, em todo lugar sabe-se que a preferência é para o veículo que a circunda. A do Portinho contraria a regra. Uma confusão.
Altera-se a mão e contramão das ruas na base de tentativas. Acerto e erro.

A rua José Johanny sempre foi usada para escoamento, descida de veículos que vêm do Mar Grosso pelo morro, via rua Júlia Nascimento (Morro da Nalha), em paralelo com a tenente Bessa.
Pois há alguns dias inverteram tudo e inventaram que a via só deveria subir em direção à Carioca. A descida tinha que ser feita obrigatoriamente pela rua Tenente Bessa.
Para isso instalaram placas indicando as mudanças. Soube até que motoristas chegaram a ser multados.
Dias depois, certamente constatado a inviabilidade da alteração, tudo retornou ao de antes.

Na avenida Colombo Salles, defronte ao prédio do chamado Memorial Tordesilhas (antiga estação), as pontas dos ferros colocadas pelo Iphan sumiram e a calçada ficou no mesmo nível da rua, um perigo para pedestres, contrariando inclusive o Código de Posturas do município. E ninguém vê. E se acontecer de um pedestre, uma criança, um idoso, ser atropelado naquele local? Quem vai ser responsabilizado?

A verdade é que o sistema viário e de transportes de uma cidade é uma das atividades urbanas que constantemente necessita de investimentos. Seu planejamento tem que ser entregue aos profissionais da área, que com uma série de estudos e análises propõem mudanças na malha urbana. Sempre visando a atender às exigências da população quanto às suas necessidades de circulação.
Não pode haver amadorismo.

5 comentários:

  1. Valmir depois de ver um cadeirante ter de fazer sua propria rampa de acesso a calçada , ja nao
    se pode esperar muita mudança que venha a ajudar e facilitar dia a dia do cidadao ,espero que apos a eleiçao as coisas melhorem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fui à Laguna no dia 12.06.2012 e novamente encontrei as ruas esburacadas e várias frentes iniciadas e nenhuma terminada, além do centro o bairro de magalhães está terrível para andar de carro e a pé, também.

      Excluir
  2. Caro Valmir, o que esperar de um povo que não faz nada, que não luta, não reivindica, e, além de tudo, ainda voto num cara como o atual prefeito (reeleito inclusive)?!
    Nós somos muito pacientes, pacatos, benevolentes... E ainda não acordamos para o poder que a população tem nas mãos... o VOTO!
    Infelizmente, após as próximas eleições, continuará tudo na mesma.
    Muito triste, lamentável o descaso com a nossa amada Laguna.
    Anita Garibaldi "deve estar chorando no túmulo". Enquanto isso, nós que amamos essa terra, vamos vivendo na ESPERANÇA. Nossas vizinhas, Imbituba, Tubarão... Irão nos engolir.
    Será que o senhor prefeito não enxerga além do seu próprio bolso?

    Forte abraço deste lagunense, morador de Imbituba. Que há muitos teve que sair daqui para conseguir uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Michelli Córdova Laureano23/06/2012, 00:03

    Oi Valmir! Como moradora do Magalhães, quero te dizer que o cruzamento do Supermercado Tibio com a rua Maestro Bonifácio Gil(que vai prá balsa), é tão perigoso quanto esses outros pontos que citaste. Tenho fotos de 3 acidentes que ocorreram nesse cruzamento na semana da páscoa(deste ano). Se tiveres interesse, posso enviar. Inclusive um dos acidentes envolveu um carro do corpo de bombeiros. Nesse acidente, se alguém estivesse passando na calçada no momento da batida, a desgraça poderia ser ainda maior.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito ridículo dizerem que Laguna não necessita de semáfaros. Isso é um absurdo. Irão esperar o total de quantos acidentes e quantas mortes, para começar a colocar os semáfaros?????????
    Abraço Valmir.

    ResponderExcluir