sábado, 9 de junho de 2012

Realidade X cartão-postal

Há quem diga e escreva que levantar os problemas da cidade é ser contra, é prejudicar a cidade.
É muito pelo contrário. Prejudicar a Laguna é se omitir, fazer pouco caso, viver nas nuvens como se a Laguna fosse uma cidade das mil e uma maravilhas e não tivesse problemas. É morar aqui e sentir na pele as deficiências no dia a dia.
Ou viver no egoísmo tipo:
- O meu está ganho o resto que se dane.
Divulgar pontos turísticos e belezas da cidade – e ganhando dinheiro com isso – também deve ser feito, mas corre-se o risco, na atual realidade, de ser processado por propaganda enganosa pelo Conar, afinal muitos pontos turísticos estão inviabilizados pelos péssimos acessos e estados em que se encontram. Como está o Morro da Glória? E a Pedra do Frade? E o acesso aos Molhes? Para citar alguns.
Cartão postal é lindo de se apreciar em páginas da internet, folders e em jornais, desde que espelhe a realidade para moradores e visitantes.

3 comentários:

  1. Quem bom, estás de volta.Valmir no mês de março fui à Laguna e levei um casal de amigos para conhecer a nossa "Terrinha". Infelizmente passei vergonha. Leveio-os ao Morro da Glória para apreciar o belo panorama. Que decepção, o calçamneto estva péssimo, mas o pior foi não poderem ver a bela paisagem tão decantada por mim. A vegetação tampou 90% da paisagem. Existem
    apenas umas nesgas para se conseguir bater umas fotos. Nos molhes, se voce está com sêde, continua com sêde, não existe uma garrafinha de água para se comprar. Meus amigos adoraram as nossas praias e o Centro Histórico, porém fizeram suas críticas. Conclusão, passei vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Valmir. Que bom que retornou. Gostei da postagem! Como bem se diz: "só reclamar não adianta" mas já é um começo. Desde que a reclamação seja coerente, com fundamento para não perder o propósito, assim como o leitor fez acima. Tem muita coisa pra ser melhorada, corrigida na nossa cidade. A primeira e talvez a mais importante seja a mentalidade de algumas (muitas) pessoas daqui que colocam o pronome pessoal EU em primeiro lugar e gostam também dos possessivos MEU, MINHA... Mania de tirar vantagem de tudo, sabe!? Isso estraga nossa cidade e nosso país vai junto nessa barca. Vendem a própria mãe (ou o voto) e depois reclamam (geralmente por 4 anos). Vai ser difícil! Pau que nasce torto... Mas a vida segue e temos que continuar tentando melhorar, né!? Pelo menos acho que sim. Mas luto apenas por aqueles que ainda acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. rogerio floriano05/07/2012, 16:41

    como bom aposentado aproveito meus dias nas pescarias e idas e vindas aos molhes e ao Gí e com muita tristeza constato que ambos pontos turísticos estão praticamente ABANDONADOS pelos órgaõs de turismo de Laguna.A ponta dos molhes é visitada diáriamente por turistas que não encontram infraestrutura nenhuma. É pescando or lá que se vê a quantidade de gente que aparece para admirar a beleza do lugar.Não encontram lugar para estacionar,há buracos dentro de buracos. No Gí há dias que carro nenhum sobe aquele morrinho.será que é tão cara a manutenção daquele acesso? Quando estou nesses lugares, fico pensando: será que eles estão escondendo isto aqui de propósito? É lamentável. Rogerio Floriano em 05.07.12

    ResponderExcluir