quinta-feira, 26 de julho de 2012

Havia um tempo...




Havia um tempo em que eu vivia
Um sentimento quase infantil
Havia o medo e a timidez
Todo um lado que você nunca viu


Agora eu vejo,
Aquele beijo era mesmo o fim
Era o começo e o meu desejo se perdeu de mim

E agora eu ando correndo tanto
Procurando aquele novo lugar
Aquela festa o que me resta
Encontrar alguém legal pra ficar


Agora eu vejo (...)
(Entre a cruz e a espada – RPM)

********

Houve uma época – final da década de 70 e começo de 80, em que o point da juventude no centro da cidade foi um bar chamado Quadradão. Era bem ali onde hoje se situa o restaurante Pardhal, entre as ruas XV de Novembro e Duque de Caxias, esquina do Jardim Calheiros da Graça e onde pouco depois começou o carnaval dos trios elétricos e carros de som, mais tarde transferidos para a Praia do Mar Grosso e o então Calçadão da rua Tubarão.

No terreno, de propriedade do seu Erlindo Amboni e depois do seu Geraldo, anteriormente existiam garagens alugadas. É o que me lembro.

Depois um galpão foi construído e um bar instalado. O hoje advogado Calazans andou arrendando o local durante um tempo. Depois o Ricardo Amboni (telha) instalou o Pardhall Lanches.
Shows foram ali realizados. Performances individuais e carreiras solos se iniciaram como exemplo as de Terezinha Flor, Gero Perito e João Rodrigues.
Muitas paqueras e namoros começaram no Quadradão. Bem verdade que muita gente se separou anos depois. Tantos ausentes... Mas isso é outra história.

Tenho em meus arquivos essas quatro fotos, ignoro o fotógrafo, mas devem ter sido clicadas pelo Gê, sempre de máquina em punho em busca de uns trocados, principalmente nas atrações noturnas. Clique nas fotos para ampliá-las.
 



 

Evidentemente o pessoal acompanhava alguma apresentação, qual terá sido?
Entre os conhecidos (meu Deus! Alguns não mudaram nada) podemos observar: Terezinha Flôr, Joãozinho Rodrigues, Tadeu “gargalhada” Guedes, Bizorro, Tomazinho Vianna, Guidi Pinto, Cida Milezzi, Maria Goreti (hoje Moreira), João Carlos Remor Mattar, Eduardo Guedes de Oliveira, Laércio Foss, Rodrigo Mussi, Norberto Amorim, Maria Aparecida Martins, Liliane Miró, Henrique Abrahão Netto (Coca),...

Quem sabe alguns dos nossos leitores estejam na foto ou possam reconhecer mais alguém?

5 comentários:

  1. Caro Valmir, estas fotos, nos lembram de bons momentos vividos alí no quadradão.
    É uma viagem de volta ao passado.
    Parabéns por sua postagem!

    ResponderExcluir
  2. LAPA.PACHECO27/07/2012, 17:09

    pena eu nâo estar na foto- mas è interessante estas fotos, pois marcam -COMO ÈRAMOS FELIZES ,E NÂO SABÌAMOS.

    ResponderExcluir
  3. Maria Heloísa Fernandes31/07/2012, 15:37

    Que legal Walmir, identifiquei ainda, o Mário Gabriel, o Thiago Santiago, O Aguinaldo Aguiar (Preto), a Sílvia e outros, que a gente na hora não lembra o nome, mas estão guardados em nossa memória. Nosso tempo bom!

    Maria Heloísa Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha Valmir. Grandes lembranças. Como disse o Flavio Venturini: Nossa linda juventude, página de um livro bom. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quanto tempo, até me encontrei em uma das fotos. Edson da Silva Floriano. (menino do rio). Foi legal recordar a galera.

    ResponderExcluir