quarta-feira, 4 de julho de 2012

Você compraria um carro usado deste homem?

Em 1960, nas eleições presidenciais americanas, John Kennedy (Partido Democrata) tinha como adversário Richard Nixon (Republicano), que era conhecido como um grande mentiroso.
Mas como dizer isso sem ofender e desrespeitar ele e o povo americano?
O que fizeram então os publicitários democratas?
Numa tática de marketing político espalharam pelos Estados Unidos cartazes com a foto de Nixon e a frase estampada ao lado ou logo abaixo: você compraria um carro usado deste homem? (Would YOU a used car from this man?).
Analistas políticos afirmam que esta tática de marketing político causou grande estrago na candidatura de Nixon, pois fez o eleitor refletir na importância de um candidato confiável.
Kennedy ganhou a eleição.
Bem verdade que Nixon seria eleito presidente em 1968 e reeleito em 1972.
Dois anos depois, em 1974, se tornou o primeiro mandatário americano a ter de renunciar para não ser cassado por causa da mentira. Dois jovens repórteres do jornal Washington Post descobriram que a Casa Branca estava por trás da invasão da sede do Partido Democrata, no edifício Watergate, em Washington (daí o nome do escândalo).

Mas, e daí? Deve estar se perguntando o leitor aqui do Blog.
Bem, é porque cada vez que me contam de certos conchavos e alianças, e ouço e vejo certos políticos da Laguna, a frase me vem à mente.
Porque alguns desses políticos são notórios mentirosos, trapaceiros manjados da população lagunense pelos seus atos e fatos ao longo de suas vidas.
Políticos que em campanhas passadas já traíram amigos e familiares, não cumprindo a palavra empenhada.
Então como confiar em suas palavras e promessas no presente?
Por conta dos repetitivos pula-cerca político, da venda de seus passes em leilão em bares e gabinetes, muitos desses políticos já encerraram ou ainda vão encerrar precocemente suas carreiras. Não são mais confiáveis e decepcionaram meio mundo.
Há alguns que se dizem aliados e que durante anos ficaram lá e cá, sem um norte, ao sabor dos acontecimentos, birutas de aeroporto e que a qualquer momento, basta o tilintar das 30 moedas, se debandam para o adversário, seja ele qual for. Instantaneamente, porcamente.
Como acreditar em adesões de qualquer tipo vindas dessa gente?
Mas há candidatos que confiam - ou sei lá, fingem acreditar – nesses apoios, falsos apoios como uma nota de três reais.
E daí, leitor, responda cá para nós, de certos políticos lagunenses você compraria um carro usado?

2 comentários:

  1. Caro Valmir,

    Infelizmente na nossa querida Laguna, a maioria da população compraria sim um carro usado desses nossos "excelentes" políticos. Tanto é que o atual prefeito além de eleito foi também reeleiro e, agora, provavelmente elegerá sua sucessora. Ah, "povinho" iludido com esses "carros usados", digo, "políticos".
    Laguna merece um choque de gestão, um choque de cultura, inteligencia, educação, respeito... a lista é grande...! Lamentável, porque quem sofre é a "pobre" cidade. Forte abraço, deste lagunense que reside em Imbituba (pois aqui é terra para poucos).

    ResponderExcluir
  2. Realmente em Laguna muitos comprariam o "carro usado", infelizmente, triste destino de uma cidade tão bela, tão rica historicamente. Considero essa eleição a mais dificil e terrivel de todas pela falta opção e sinto que não cumprirei meu papel de cidadã (exercer o sufragio) apenas comparecerei no dito dia para não sofrer as penalidades administrativas eleitorais

    ResponderExcluir