domingo, 8 de novembro de 2015

Vereadores debateram fechamento da emergência do Hospital

Na Sessão da Câmara de vereadores da última sexta-feira o fechamento da emergência do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, amanhã, segunda-feira (9) foi tema de debate.
Muitos dos vereadores demonstraram descontentamento com a carta aberta distribuída à imprensa e população sobre a decisão.

Ainda durante a Sessão os vereadores fizeram contato com a direção do Hospital Senhor Jesus dos Passos. A presidente do hospital, Regina Ramos dos Santos foi convidada para participar de uma reunião ainda na noite da mesma sexta-feira na Câmara de Vereadores.

O inconformismo, pela maioria dos parlamentares, é que ainda durante esta semana foi aprovado um projeto de lei que garante a venda de uma área de terra destinada ao hospital, localizada no Laguna Internacional, no valor de R$ 550 mil.
A direção do hospital de Laguna emitiu uma carta à população informando a suspensão dos atendimentos eletivos. Apenas casos de urgência e emergência serão atendidos a partir de segunda-feira, (9).

A intenção dos parlamentares é que a decisão seja adiada e uma solução seja encontrada o mais rápido possível para que a população não tenha prejuízo. A sessão foi presidida pelo vice-presidente Antonio da Silva que convocou os vereadores para reunião.

Após a Sessão Ordinária 
Reunidos no gabinete da presidência, vereadores e direção do hospital de Laguna trataram sobre a paralisação. Os vereadores solicitaram a suspensão da paralisação na segunda-feira, prometendo buscar uma saída para o hospital. Caso uma solução não seja encontrada o hospital poderia atender a solicitação dos médicos sobre a paralisação. O administrador da entidade Carlos Alberto Batista se comprometeu em levar o pedido dos vereadores aos médicos para que segunda-feira o atendimento seja feito de forma normal.

A presidente do hospital Regina Ramos dos Santos comentou que chegou a procurar a promotoria pública, porém não encontrou uma solução em curto prazo.
A secretária de Saúde de Laguna, Raquel Xavier,  disse que tem buscado uma forma para resolver o problema e que agora com o empenho dos vereadores a solução poderá ficar mais fácil.
Participaram da reunião o vice-presidente da Câmara Antonio da Silva, e os vereadores: Kleber Lopes, Andrey Pestana, Orlando Rodrigues, Peterson Crippa da Silva, Luiz Felipe Remor e Vilson Elias Vieira.

***

Com o atraso do repasse pela prefeitura, eis uma decisão do hospital que já se previa há dias.
A própria presidente do hospital Regina dos Santos e médicos, vinham alertando sobre o problema, inclusive conversando com alguns vereadores. Nada foi feito. Na Laguna quase sempre é assim, espera-se o problema crescer e chegar ao seu limite ou acontecer, para, aí sim, buscar providências. E dá-lhe reunião às pressas em busca de uma saída.

Alguns vereadores “demonstraram descontentamento” com a decisão do hospital, diz release da Câmara. 
Descontentamento deve ter é a população que se sente tão mal representada por determinados políticos.

O agora líder do governo vereador Orlando Rodrigues (PSD), - é isso mesmo leitor, você leu certo, Orlando Rodrigues agora é líder no Legislativo do governo Everaldo dos Santos, no lugar do vereador Rodrigo Moraes (PR) -. Pois Orlando disse em plenário que a paralisação “foi uma decisão arbitrária por parte do hospital”.
Arbitrária como assim vereador, se a decisão foi tomada pelos médicos da emergência em conjunto com a direção/administração do Hospital?

Até o momento o Hospital não emitiu comunicado à população sobre a reunião de sexta-feira com alguns vereadores (não todos), sobre a solicitação de adiamento da suspensão amanhã dos atendimentos eletivos na emergência.

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Desde quando se fecha a emergência de um hospital por decisão arbitrária?
    Isto é falta de vontade política, de empenho, até mesmo porque a presidente da Instituição já vinha alertando sobre o fato.
    É lamentável mesmo ter que chegar ao ponto de "fechar as portas", face à incompetência de alguns que se dizem "amigos" do povo.
    E irão voltar com apertos de mãos, abracinhos e sorrisinhos...
    Acorda lagunense!
    Fatima

    ResponderExcluir