terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nota de falecimento+

Faleceu agora pela manhã no Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos onde encontrava-se internado desde sábado, José Carlos Ramos, o Juca da Livraria, aos 81 anos.  Durante muitos anos foi proprietário da Livraria Santa Catarina, na rua Raulino Horn e que fechou em 30 de dezembro de 2006, já situada na rua Pinto Bandeira. Foi aberta na década de 20. De pai para filho - como naquele conhecido conhaque. Neste caso, de Carlos Guedes Ramos para José Carlos Ramos, o Juca.

Como não poderia deixar de ser a Livraria foi ponto de encontro que reuniu os mais diversos tipos de leitores de nossa cidade. Antes da popularização do rádio e dezenas de anos antes do surgimento da televisão, a Livraria Santa Catarina ou do Juka como depois ficou mais conhecida, era a vitrine, na linguagem de hoje poderíamos chamar de portal de cultura, ligando as novidades do setor ao leitor.
Jornais das grandes praças, obras de escritores famosos, enciclopédias as mais variadas, material didático, revistas, gibis, figurinhas...
Quantos de nós não travamos conhecimento primeiro com a literatura infanto-juvenil, através dos livros adquiridos por nossos pais na Livraria do Juka?
Há mais de dez anos anos o Juca estava acamado, vítima de derrames e sempre aos cuidados de Abgail Pereira Ramos, a Dª Bega, sua esposa.
Sentimentos aos amigos e familiares e em especial a dª Bega e a Patrícia Lorenzoni.

P S: Mais informações sobre local e horário do sepultamento daqui a pouco.
Corpo está sendo velado na sala mortuária Santo Antônio dos Anjos (ex-cine Roma), avenida governador Colombo Machado Salles, e sepultamento vai ocorrer nesta quarta-feira, dia 10, às 10 horas, no cemitério da Cruz.

Um comentário:

  1. Deixo aqui os meus sentimentos a Dª Bega, pela partida do meu querido amigo Juka. Eu, Juka e Gilson Gripa, tínhamos um dia especial para dar aquele abraço fraterno, dia 1º de julho, dia do
    nossos aniversários. Mais um amigo que parte, e com certeza, já está deixando saudades.
    Sérgio Faraco

    ResponderExcluir