sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O listão que virou listinha. Ou a volta dos que não foram

A população lagunense esperava que neste início de ano acontecesse realmente uma reforma administrativa na prefeitura da Laguna, conforme vem sendo propalado pelo prefeito Everaldo dos Santos desde a campanha de 2012.
Que secretarias fossem eliminadas/agrupadas (promessa de campanha, lembram? De 13 secretarias reduzi-las para apenas 7?) e que muitos cargos também fossem extintos.
E que os critérios de ocupação fossem mais técnicos e não somente políticos.

Dois anos de “uma nova administração” se passaram e até agora o que se sabe é que a folha de pagamento inchou e as despesas de custeio estão levando tudo, sobrando pouco para investimentos.
E isso que entrou muito dinheiro nas contas da prefeitura. Só com o ISS da ponte, por exemplo, foram mais de R$ 20 milhões arrecadados, conforme informações do secretário de Finanças à imprensa, no fim de 2014.

Dinheiro que dava pra fazer muita coisa nesta cidade, que é pequena e ficou menor ainda com a perda de toda a região de Pescaria Brava.
Mas até o minúsculo centro da cidade não recebe a atenção devida. Imaginem os bairros.

Na primeira quinzena de janeiro deste ano o prefeito anunciou o início da propalada reforma administrativa. Quase trinta portarias de exonerações foram publicadas no Diário Oficial. Notícia que mereceu manchetes em sites (inclusive da prefeitura) e manchetes em rádios e jornais da região.

Pois no mesmo Diário Oficial, vários nomes, os mesmos, já retornavam aos respectivos cargos. A explicação fornecida foi que projetos em andamento para a temporada de verão e carnaval não sofressem descontinuidade.

Dois dias depois, em novo Diário Oficial, voltavam diversos outros nomes. E ainda esta semana foram publicadas as portarias de nomeações de muitos outros que haviam sido exonerados, com pouquíssimas modificações na nominata.
Foram exonerações vapt-vupt.

No fim e ao cabo, noves fora zero, pouco mais de meia-dúzia de nomes foi exonerada, grande parte de adjuntos.

Enfim, um desgaste político desnecessário no início do ano, criando um clima de intranquilidade e que tende a continuar.

PS: Soube ontem que a propalada reforma administrativa na prefeitura da Laguna teria ficado para depois do carnaval. Será?
E que Projeto de Lei do Executivo será encaminhado aos vereadores, propondo a fusão das secretarias de Administração e Planejamento; a criação da secretaria da Defesa Pública, e secretaria da Mulher; e a extinção da Fundação Irmã Vera.
Aguardemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário