quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Corrida de São Silvelho foi realizada sim! Mas lá em Florianópolis

Em 28 de dezembro do ano passado foi realizada a IIª Corrida de São Silvelho em... Santo Antônio de Lisboa, na capital do Estado. A corrida, com este mesmo nome, foi criada aqui na Laguna, em 1995. Um plágio descarado. Não foi registrado não?

Infelizmente, desde 2013 a tradicional corrida, que chegou a constar no calendário de eventos da Santur, não acontece mais em nossa cidade. Lá se foram dois anos e parece que também vai entrar para a lista do “Laguna já teve”.
 
17ª Corrida de São Silvelho, em 2011, na Laguna. 


O início

Em 1995, na Praça Souza França, no Magalhães, trocavam ideias os senhores Vedelino Marçal, Dorival e o sargento Joneci. Na televisão do Necrotériu’s Bar era transmitida a chamada para a Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

Os três amigos faziam uma aposta de provocação. Vedelino dizia que daria a volta na Pracinha Souza França de roller e chegaria primeiro; Joneci topava e avisava que chegaria à frente utilizando-se de pés de pato; já o Dorival não ficava por menos e desafiava os outros dois dizendo que ganharia a corrida levando uma prancha de surf nos braços.

Flavinho Marçal e Waldir Sant’Anna Jr. ouviram a conversa, aumentaram o trajeto e daí foi um tapa para criar, por analogia, a corrida de São Silvelho para atletas com mais de 50 anos, com percurso ida e volta até a Estátua em homenagem aos Trabalhadores.

Desde então, esta Corrida, realizada sempre no último domingo do ano, trouxe orgulho aos moradores do bairro Magalhães e a comunidade esportiva lagunense. 
Se nos primeiros anos a Corrida de São Silvelho era até amadora, com poucos recursos de patrocinadores, em seguida profissionalizou-se e começou a ser realizada pelo Instituto Tática e Ação, com captação de verbas, inclusive do município e estado.

Em 11 de dezembro de 2013, o Instituto postou comunicado nas redes sociais, avisando do cancelamento da Corrida.

E explicava o motivo: “Em virtude, de eventos nacionais que acontecem na mesma data, as obras de saneamento que estão interrompendo o trânsito momentaneamente no município de Laguna e acatando a recomendação da Polícia Militar, com relação a segurança dos corredores, colaboradores e demais participantes. Comunicamos o cancelamento da 19ª Corrida de São Silvelho, que seria realizada no dia 28/12/2013
O Instituto Tática e Ação irá definir uma nova data e a alteração do percurso para a próxima edição, através de consulta através do site, e-mail e redes sociais”.

A "próxima edição" da São Silvelho, que seria este ano, não foi realizada. Vai também entrar para a extensa lista do "Laguna já teve"?

Enquanto isso, lá em Florianópolis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário