terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Dois pontos impróprios para banho na Laguna, diz Fatma

No primeiro Relatório de Balneabilidade deste ano, divulgado na última sexta-feira, 9, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina - Fatma, apontou 136 pontos impróprios para banho no litoral catarinense.
Dentre os pontos impróprios estão a Prainha do Farol – que já vinha constando em outros Relatórios – e a Praia do Gi, em frente ao posto salva-vidas. Os dois em nossa cidade.
Praia do Gi, defronte ao Posto Salva-Vidas está impróprio para banho, diz Fatma.
Foto: Elvis Palma.
As análises da Fatma levam em conta o volume de coliformes fecais na água, bactérias encontradas geralmente no intestino humano ou de animais e que podem causar diarreia, vômito, entre outros problemas na saúde humana.

Resta saber agora qual a posição da prefeitura da Laguna através de seus órgãos fiscalizadores, Vigilância Sanitária e Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flama.

Ano passado foi divulgado pelo prefeito, inclusive com discursos inflamados pelos microfones das rádios e também no site da prefeitura, que seria feita fiscalização em ligações clandestinas de esgoto doméstico na rede pluvial no Mar Grosso. Até agora não lemos ou soubemos de nenhum tipo de notificação aos chamados agentes poluidores.

Aliás, descobrir qual a origem da poluição na Praia do Gi (defronte ao Posto Salva-Vidas, conforme a Fatma) não deve ser tão difícil assim, até porque o local não é uma região densamente povoada. 
Com certeza, da Toca da Genoveva é que não está vindo esta poluição.

O fato de mais um ponto ser declarado impróprio para banho pela Fatma no litoral da Laguna, deveria acender luz vermelha, uma advertência seriíssima aos nossos governantes e a toda população, que a tudo parece assistir meio que catatônica, anestesiada. Onde estão as chamadas "forças vivas" da cidade, representantes eleitos, associações, clubes de serviço, ONG's, etc.?

Algo precisa ser feito e urgente. Torcemos para que daqui a pouco a Fatma não detecte pontos impróprios para banho em nosso maior Balneário, o Mar Grosso. Porque tudo caminha para isso.

Afinal ligações clandestinas existem no Mar Grosso, é sabido e cheirado, e o problema vem sendo empurrado com a barriga há anos, utilizando-se do simples tamponamento das saídas com areia da praia. Na primeira enxurrada todo o esgoto vai parar nas areias e águas. 

Depois não adianta xingar os meios de comunicação (e colunistas da capital) quando esses ecoarem aos quatro ventos os pontos impróprios apontados pela Fatma. E não duvidem que tem gente por aí torcendo e super interessada que isso aconteça. 

É uma vergonha deixar chegar a essa situação. E ainda querem fazer turismo assim? 
Torçam. Torçam mesmo para que a situação não piore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário