quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Monumentos estão em completa escuridão

Três monumentos de nossa cidade, dos mais importantes, estão completamente às escuras.
São eles:

Praça do Monumento Tordesilhas
 - O Monumento ao Tratado de Tordesilhas, na praça do mesmo nome, e por incrível que pareça, DEFRONTE À PREFEITURA. Dos três postes de iluminação no local resta somente um e mesmo assim com a luminária queimada. Os dois outros postes ruíram carcomidos pela ferrugem. (A foto é da semana passada e ainda mostra dois postes, este em segundo plano não existe mais);

- A Praça Jerônimo Coelho, com o busto do patrono da imprensa e da maçonaria catarinense. Ainda bem que a solenidade semana passada foi realizada pela manhã, assim o pessoal de Florianópolis (leia-se Associação Catarinense de Imprensa) não percebeu o desleixo. Falta de consideração com o jornalista e político lagunense.

Praça Jerônimo Coelho

Que as palavras eloquentes dos discursos se traduzam em atos. Que o respeito e consideração sejam demonstrados na prática;

- O Museu Anita Garibaldi, há pouco reinaugurado, após obras chamadas de restauração e revitalização que levaram 2 anos e 4 meses e que custaram meio milhão de reais, está com sua iluminação externa, no piso, totalmente queimada. Assim como a iluminação da estátua da heroína.

Praça República Juliana

O que dizem a Fundação Lagunense de Cultura e a Secretaria de Turismo e Lazer do município?
Alô, alô Maria Célia Bernardo da Silva! Alô, alô, Bárbara Andreadis!


P S: E nem vou relacionar aqui o busto de Garibaldi e a Árvore de Anita, no Jardim Calheiros da Graça, e a Estátua de Domingos de Brito Peixoto, que não possuem uma iluminação focal, valorizando e destacando nossa história.
Pois vejam como é, ainda estamos nós aqui na Laguna mendigando o básico em infraestrutura, em turismo, em cultura.

3 comentários:

  1. Valmir: a tubaronense Eglê Malheiros que por algum tempo escreveu excelentes crônicas no DC, usava certa expressão para manifestar "queixo caído" diante dos fatos. Então (re)citando a esposa de Salim Miguel: "causa-nos espécie" constatar o que sua matéria de hoje está mostrando acerca da ausência de iluminação em monumentos da nossa cidade.Fátima Barreto P.S.: A esperança é nesta moçada que a universidade está reunindo na Laguna. Gostei da idéia de colarem corações nas estátuas.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Valmir, se formos enumerar as falhas existentes na cidade, culpa de A ou B, vai faltar papel almaço, ainda falam assim? As eleições estão ai, vamos ver o que vão fazer os que se elegerem. O tempo dirá. (Carlos A.Horn)

    ResponderExcluir
  3. É muito desleixo para uma cidade só!!!

    ResponderExcluir