sábado, 2 de janeiro de 2016

Museus da Laguna voltam a cobrar ingressos

Pois é. Como diria o poeta: “Se foi pra desfazer por que é que fez?”

Conforme decreto de nº 4.562/15, de 30 de dezembro último, assinado pelo prefeito Everaldo dos Santos, os Museus Anita Garibaldi e Casa de Anita, já estão novamente cobrando ingressos para visitação de seus acervos, neste início de 2016.

Em 4 de novembro do ano passado, vocês lembram bem, outro decreto havia cessado a cobrança temporariamente, conforme desejo do presidente da Fundação Lagunense de Cultura Norton Araújo Mattos, alegando que a suspensão da cobrança “fomentaria o turismo”.

Na época, em 11 de novembro, comentei o assunto aqui. Inclusive mostrando a incoerência da medida, justamente nos meses em que Laguna recebe milhares de visitantes. E que acima de tudo, a arrecadação através de ingressos serve para a própria manutenção dos Museus, como em qualquer cidade turística e histórica do mundo. 
Numa época de crise econômica Laguna esnobava e dava uma de cidade rica.

Pois bem. Quase dois meses se passaram. O decreto agora assinado revoga o anterior e retorna com a cobrança. E adivinhem qual é a alegação? “A necessidade de angariar recursos para manutenção dos museus”.

Agora, senhores, que haja controle e fiscalização na cobrança de ingressos, através de catracas, canhotos, etc. e que se publique balancete mensal do total arrecadado, número de visitantes, origem, etc.

Transparência é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário