quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Carnaval 2016 das Escolas de Samba da Laguna

Ontem à noite, em reunião nas dependências do Clube Xavante, no Magalhães, ficou decidido que o pré-carnaval da Laguna começa na próxima quinta-feira, 14, na rua Gustavo Richard. O desfile será na sexta-feira, 5 de fevereiro.


Não haverá disputa, portanto sem comissão julgadora e prêmios. Não haverá também carros alegóricos. O pré-carnaval e o desfile de carnaval de 2016 é um esforço em conjunto para não deixar morrer uma das nossas maiores tradições culturais, após dois anos sem a realização do evento.

R$ 60 mil para cada Escola de Samba
A reunião contou com a presença de membros das diretorias das agremiações carnavalescas, representantes da prefeitura e da 19ª SDR Laguna.
Cada uma das cinco Escolas de Samba (Mocidade, Xavante, Brinca Quem Pode, Vila Isabel e Democratas) receberá R$ 60 mil do governo do estado a quem deverão prestar contas.
As camisetas dos componentes do pré serão fornecidas pela Acil/CDL/Sincaval, com a prefeitura se encarregando de montar a estrutura (som, iluminação, segurança ...)

Realizar o pré-carnaval na Gustavo Richard é um erro. Explico os motivos
A rua Raulino Horn foi descartada pelos diretores das Escolas de Samba para realização do pré-carnaval por ter se tornado estreita (afunilada) para os ensaios e também pela negativa de alguns comerciantes em colaborar financeiramente com o evento.

Acho a mudança um erro, um tiro no pé, como se diz, já que a Raulino Horn é a nossa tradicional "rua do pré-carnaval" ao longo de décadas e onde  as pessoas se aglomeram mais, inclusive sendo protegidas dos ventos. Além da melhor acústica.
Se a intenção é retornar a tradição...

Além do mais, na Raulino Horn, por ser mais estreita, a Escola de Samba  aparece mais, enche mais a rua, interage mais com o público.
A realização do pré-carnaval na rua Gustavo Richard, por sua grande largura e extensão, pode diminuir o brilho e o tamanho das Escolas de Samba que correm o risco de parecerem charangas. Até porque no pré, o número de componentes é bem menor.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos que tomaram essa iniciativa,com certeza o povo de Laguna vai ficar muito feliz porque o carnaval de rua é o evento mais importante pro lagunense,muito obrigada que volte com força total estarei lá no pré com certeza no primeiro dia para prestigiar,obs não esqueçam de divulgar bastante ok!

    ResponderExcluir