quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Estão assando a batata do Everaldo?

O prazo para mudanças ou novas filiações partidárias para quem vai concorrer às eleições de prefeito, vice e vereador termina em 2 de outubro próximo. Daqui a praticamente trinta dias.
A eleição acontece em 2 de outubro de 2016, primeiro domingo daquele mês.

Pois bem. Os últimos acontecimentos políticos na Laguna demonstram claramente que as peças do tabuleiro do xadrez com vistas às próximas eleições em nosso município já estão sendo mexidas.
A Carta Aberta da vice-prefeita Ivete Scopel, com inúmeras críticas e denúncias à atual Administração, do qual ela faz parte, e a posse de Mauro Candemil na 19ª SDR são apenas dois fortes exemplos.

O prefeito, é claro, sentiu o baque, afinal foram dois petardos recebidos em menos de uma semana.
Por conta disso, o noticiário nas redes sociais, rádios e em alguns jornais, continua rendendo.

Ainda mais que a indicação de Mauro Candemil, sabe-se, partiu do vice-governador Eduardo Pinho Moreira que certamente ainda tem atravessado na garganta o não apoio - entre outras coisas - de Everaldo no pleito passado aos seus candidatos à Assembleia Legislativa, Manoel Motta e principalmente Luiz Fernando Vampiro.
Como sabemos, o prefeito Everaldo apoiou o nome de Dirce Heiderscheidt (PMDB).

Que Everaldo dos Santos sentiu o golpe em suas futuras intenções políticas  por conta da posse de Mauro Candemil, é fato. Não foi nem consultado sobre a indicação. Soube por terceiros. Mas o foi quando de Robson Caporal?
Ontem, prefeito Everaldo dos Santos em seu gabinete recebeu o secretário Mauro Candemil da 19ª SDR para tratar do carnaval do ano que vem das Escolas de Samba. O clima era de cortesia e de sorrisos mas nos bastidores políticos  decisões estão sendo tomadas com vistas às eleições de 2016. "Quem viu, viu, que não viu verá", já cantava Helinho da Vila.

Foto: Rafael Andrade/PML/Divulgação


Ainda sábado, numa lanchonete no centro da cidade, Everaldo demonstrava nas conversas que não cederá assim tão facilmente. E repetiu seu velho mantra da origem humilde, filho de pescador, vendedor de torradinha, sem diploma de doutor.
- “Vão ter que me engolir e disputar comigo a convenção do PMDB, bater chapa”, afirmou.

A política é uma nuvem, vocês sabem, em frase atribuída a Nereu Ramos. Você olha está de uma jeito; minutos depois o desenho já é outro.
De sábado pra cá, até em trocar de partido o prefeito já pensou e foi aconselhado. Para tanto teria recebido convite para se mudar para o PSDB, formando assim uma coligação primeiramente com o PR e mais algum outro partido que queira se chegar. 
Mas se mudar de partido, não perderá o mandato? Não, porque a lei não vale para cargo/candidatura majoritária. É válida, por exemplo, para vereador.

Resta saber se concretizará essa intenção de se filiar ao PSDB, o que alteraria completamente o atual cenário para as eleições municipais do ano que vem na Laguna. Ou Everaldo estaria blefando politicamente?
Senhoras e senhores, façam suas apostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário