Foto: Gê/PML/Divulgação |
No dia 18, o Dnit/SC distribuiu a seguinte Nota:
“Em razão do fim do contrato com o Consórcio Sadenco/Quantum, responsável pela iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e que assumiu o consumo de energia até o último dia 17, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT/SC, comunicou por ofício à Prefeitura do município, datado de 23 de julho, seu impedimento, inclusive legal, para a manutenção do serviço.
“Em razão do fim do contrato com o Consórcio Sadenco/Quantum, responsável pela iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e que assumiu o consumo de energia até o último dia 17, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT/SC, comunicou por ofício à Prefeitura do município, datado de 23 de julho, seu impedimento, inclusive legal, para a manutenção do serviço.
Com o objetivo de manter a segurança de
trânsito e evitar atos de vandalismo, nesta terça-feira (18), o DNIT procurou a
Celesc de Tubarão para buscar uma solução que viabilizasse a continuidade do
fornecimento. Em contato com o chefe da Agência Regional da Celesc de Tubarão,
engenheiro Giocondo Tasso, e com o prefeito Everaldo dos Santos, ficou acertado
que o município vai assumir o custo com a energia para o suprimento de
iluminação da Ponte Anita Garibaldi, algo em torno de R$ 12 mil/mês.
Desde a criação da COSIP -- Contribuição para
o Custeio da iluminação Pública, instituída pela Emenda Constitucional nº 39,
de 19 de Dezembro de 2002, o DNIT não incorpora em seu orçamento anual verbas para
iluminação de rodovias. Apenas em novos projetos de obras rodoviárias contratadas,
o DNIT executa as instalações de iluminação, envolvendo a implantação de
postes, cabos, quadros elétricos de comando e proteção dos circuitos de
iluminação viária, luminárias, lâmpadas e equipamentos auxiliares.
Neste contexto, de acordo com a
disponibilidade e interesse, as despesas de consumo e manutenção de sistemas de
iluminação pública nos trechos das rodovias federais, incluindo interseções e
acessos públicos, têm sido eventualmente assumidas pelas prefeituras nos
âmbitos de suas respectivas jurisdições. Não existe outra alternativa para a
iluminação pública de segmentos que não seja o desembolso de recursos pelos
próprios municípios envolvidos, através da COSIP ou da concessionária local".
Fonte: Núcleo de Comunicação DNIT/SC
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Prefeitura
questiona responsabilidade da iluminação da Ponte Anita Garibaldi
Ontem, quarta-feira, 19, a procuradoria do
município entregou um ofício ao superintendente do Departamento Nacional de
Infraestrutura e Trânsito (DNIT), Vissilar Preto, questionando a definição
sobre sistema de iluminação da ponte.
Em razão do fim do contrato com o Consórcio
Sadenco/Quantum, responsável pela iluminação da Ponte Anita Garibaldi, na
Laguna, assumiu o consumo de energia até esta semana. Nesta segunda-feira, dia
17, o Departamento entregou um ofício ao Governo Municipal.
"Acredito que vamos encontrar uma saída.
Posso garantir que vou lutar até o fim para que o município não pague, mas não
vamos deixar a ponte às escuras. Acho errado um investimento como esse de mais
R$ 700 milhões, mais de R$ 3 milhões só na iluminação e não ter R$ 10 mil para
pagar a conta", disse o prefeito Everaldo dos Santos.
O procurador geral Leandro Schiefler Bento, diz
que "O município de Laguna não tem como assumir, por falta de amparo
legal, a iluminação, até porque, segundo o caput do art. 358, a iluminação
pública no Município de Laguna é tida como aquela realizada dentro das vias sob
responsabilidade e fiscalização do próprio Município, o que não é o caso da
Ponte Anita Garibaldi", completou.
pessoal, naquele local sempre tem vento, quase sempre sol, portanto teriam tantas maneiras de implantar algum tipo ou vários tipos de captação de energia barata =
ResponderExcluir1)"estudantes elaboram alternativa mais simples e barata para obtenção de energia eólica",. ou 2)"Israel desenvolve sistema flutuante mais barato e viável de captação de energia solar do mundo",..........................