terça-feira, 4 de agosto de 2015

Homenagem à heroína Anita Garibaldi não aconteceu

A data de hoje, 4 de agosto, assinala os 166 anos de falecimento de nossa heroína Anita Garibaldi nos campos da Itália, em Mandriole, próximo a Santo Alberto, Província de Ravena.
Na Praça Anita Garibaldi, mesmo sendo anunciada em jornais da região, como o Diário do Sul, nenhuma cerimônia foi realizada.

Que a cultura lagunense está jogada às traças, isso a gente já sabe faz tempo, vide a pobreza das programações das Semanas Culturais dos últimos anos.
Nem vou relacionar aqui - até porque já o fiz diversas vezes - o abandono em que se encontram os monumentos da Laguna e também as mais variadas manifestações culturais, como o teatro, música, grupos folclóricos como o Boi de Mamão, Bandas e o carnaval das Escolas de Samba, que há dois anos não é realizado, etc.

Ontem, véspera da data, uma funcionária foi vista e fotografada pelo Elvis Palma fazendo a limpeza e dando um banho de óleo (cera de carnaúba) na Estátua que estava – frise-se – há tempos coberta de zinabre em seu bronze. Manutenção que tem de ser permanente, o ano todo.
Foto: Elvis Palma

Hoje, em lembrança à data, nenhuma homenagem aconteceu. Nem um discurso, presença de escolares, autoridades, secretários, prefeito, representantes de entidades culturais, hino do Município sendo executado, nada.
Um pequeno vaso com flores foi depositado logo cedo pela manhã aos pés do monumento. Por conta própria, funcionários do Museu expuseram uma pintura. E foi só.
É pouco, muito pouco mesmo para homenagear uma heroína cantada em versos e prosas, principalmente por políticos quando em campanhas eleitorais, nos obas-obas de palanques e em entrevistas em rádios e jornais. Heroína que acaba de receber o nome de uma ponte, novo cartão-postal tão decantado.

Espera-se que no próximo dia 30, data que assinala os 194 de seu nascimento, as comemorações em honra a Anita Garibaldi aconteçam e sejam dignas de sua memória.

2 comentários:

  1. Infelizmente a cultura local, como citasse no texto acima, esta sendo sepultada aos poucos! Hoje "os nobres administradores locais" estão velando aos poucos a historia da cidade, amanhã ou hoje mesmo estarão sepultando ela. O que me espanta é o silêncio dos artistas locais .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    E o Secretário de Cultura? Laguna, por ser patrimônio histórico, não pode ficar sem.
    Paralelo ao Setor de Captação de Recursos, junto ao Planejamento, pode-se cadastrar o município.
    Lei Rouanet!
    Abraços!
    Fatima.

    ResponderExcluir