segunda-feira, 6 de junho de 2016

Merece repúdio, sem dúvida

Um banner contendo texto e caricaturas de mau gosto e considerados ofensivos, homofóbicos, preconceituosos à Laguna e seus habitantes, anda circulando nas redes sociais, principalmente no Facebook.
O painel é atribuído a José Carlos Arruda de Sousa, lá de Lages, metido a engraçadinho e membro da associação lageana de escritores, autor de três livros e participação em uma coletânea.
O painel teria sido estampado numa estande na festa dos 250 anos de Lages, na Festa do Pinhão. Faz alusão ao local de nascimento de Anita Garibaldi. Não reproduzo aqui, o painel, porque acho que não merece a divulgação. 

E fala sério, duvidar do local de nascimento de Anita quando o próprio Garibaldi em informação que consta na certidão de casamento em Montevidéu confirma ter Ana de Jesus Ribeiro nascido "em Laguna".
Se é Giuseppe Garibaldi quem dix...

Como escreveu a fotógrafa Ana Barzan, em comentário postado no face: “Esse sujeito tem que "contar causos, crônicas em textos ácidos e picantes" da cidade dele”.

No banner constam, no rodapé, as logomarcas de uma rede de supermercados e da Fundação Cultural de Lages.
A empresa já se manifestou em nota. Nela informa “que não patrocinou o autor do banner e que está tomando as providências cabíveis nas esferas cível e criminal para que seu nome não seja utilizado de forma indevida e sem autorização”.

O autor no dia de hoje, nas redes sociais e devido, evidentemente, às péssimas repercussões, postou texto se explicando, onde entre coisas afirma:
“Venho a público dizer que jamais tive a intenção de dar um caráter discriminatório ao que o texto representa. Peço desculpas por qualquer interpretação dada neste sentido e informo que tenho grande apreço e respeito por toda a sociedade lagunense”.

Já o vereador Andrey Pestana de Farias (PSD), o primeiro político a se manifestar publicamente sobre o caso, enviou nesta segunda-feira (6) requerimento à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da Laguna solicitando expedição de uma nota de repúdio ao autor e aos patrocinadores da “arte”.

Ontem à noite a Fundação Lagunense de Cultura, através de seu presidente Norton Araújo Mattos, também publicou nota solicitando dos envolvidos explicação e investigação ao episódio e demonstrando indignação já “que o autor vem praticando ao longo dos anos manifestações homofóbicas em relação ao povo lagunense”. 

Um comentário:

  1. deixem de ser infantis e fazer demagogia e populismo com um vulto histórico que já deu o que tinha que dar, fazer uma tempestade em copo dagua por causa duma caricatura, me lembrou o caso do Charle Hebdo, guardada as devidas proporções, é óbvio! Tanta guerra por causa duma caricatura ! Tem que ficar indignado é com a quantidade de vagabundos que o povo de Laguna elege nas eleições, Laguna tem que aprender a votar direito!Floripa faz até parada gay e não essa palhaçada de homofobia!...Deixem de ser infantiloides!...Lutem pra Laguna melhorar aprendendo a eleger gente do bem...É minha opinião.
    ROGÉRIO.

    ResponderExcluir