sexta-feira, 17 de junho de 2016

Radialista Luiz Lopes é homenageado

Neste sábado (18), em comemoração ao Jubileu de Ouro da Associação dos Empregados da antiga Sotelca, hoje Associação dos Empregados da Tractebel Energia e Eletrosul, acontecerão vários eventos.
Entre eles, uma homenagem será prestada ao conhecido radialista Luiz Lopes, 79 anos, um dos fundadores da entidade. Lopes marcou o rádio catarinense, inclusive com passagens nas emissoras aqui da Laguna, Difusora e Garibaldi.
A solenidade será na Sede Social da ASES, em Tubarão.

O homenageado
Luiz Lopes em 2015, quando recebeu o
Título de Honra ao Mérito, da Câmara de
Vereadores de Tubarão.
Luiz Manoel Lopes Vieira, o Luiz Lopes, jornalista e radialista profissional, nasceu em Imaruí-SC, no dia 14 de setembro de 1936 e foi pra “Cidade Azul” ainda muito jovem, em 1937, adotando a cidade como sua de coração.
É casado com Eufrásia dos Santos Vieira, com quem tem 8 filhos, 10 netos e 5 bisnetos.
Luiz Lopes trilhou pela comunicação um caminho já marcado no seu DNA. Alguns de seus irmãos também escreveram páginas importantes da história do rádio na Região.



Criador e apresentador do programa noticioso “O Show do Rádio” manteve-se líder de audiência em 25 municípios do Sul do Estado. Levou através do seu programa, transmitido pela Rádio Tubá, o nome de Tubarão para toda a Região.

Na Rádio Tubá, Luiz Lopes foi pioneiro em transmissões do interior da Amurel, a Associação dos Municípios da Região de Laguna; foram jornadas que ficaram para a história do rádio Sul Catarinense.
Luiz Lopes conquistou simpatia popular como narrador esportivo, cobriu o bicampeonato Estadual do Hercílio Luz, seu time de coração.

Profissional reto, seguro, eficiente e honesto, Luiz Lopes teve uma carreira bem sucedida com passagens importantes pelas Rádios Eldorado e Difusora de Criciúma; Difusora e Garibaldi, da Laguna; Jornal A Verdade e Diário da Manhã, de Florianópolis; Clube, de Blumenau; Araranguá, de Araranguá; Vale, de Tijucas, Tabajara, e em especial Tubá, de Tubarão.

Foi, ainda, editor do Jornal O Tubarão e do Jornal de Tubarão e correspondente por Tubarão dos Jornais O Estado de São Paulo, Correio do Povo de Porto Alegre e Jornal de Santa Catarina de Blumenau.

Como assessor do quadro de relações públicas trabalhou na antiga Sociedade Termelétrica de Capivari S/A – Sotelca, sendo um dos fundadores da ASES, Associação dos Empregados da Sotelca, que mais tarde foi incorporada pela Eletrosul e Tractebel. 
Integrou também a RCE – Rede de Comunicações Eldorado, do Grupo Freitas, quando foi apresentador de telejornal na TV Cultura de Florianópolis.

Assumiu também os cargos de Chefe da Unidade do Interior da Secretaria de Comunicação do Estado de Santa Catarina no Governo de Jorge Konder Bornhausen e de assessor de imprensa da Secretaria dos Transportes e Obras do Estado de Santa Catarina no Governo de Pedro Ivo Figueiredo de Campos. Aposentou-se na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, onde por muitos anos trabalhou como Assessor Parlamentar.

De acordo com Luiz Lopes, o momento mais marcante de sua carreira foi a cobertura pela Rádio Tubá do momento mais trágico da história de Tubarão: a enchente de 1974.
Gravou a fita sonora do documentário produzido pelo saudoso historiador Amádio Vettoretti sobre a devastação causada pela enchente de 1974. Era apresentado nos cinemas de toda a Região Sul, e causava grande impacto no público.

Luiz Lopes tem diversos prêmios recebidos ao longo de sua carreira. Os principais:
Em 1976, foi agraciado com o Troféu Manoel de Nóbrega, dirigido aos melhores comunicadores do rádio e da TV, selecionados pelo Programa Silvio Santos e Revista do Rádio.
Em 1985, recebeu uma placa da Prefeitura Municipal de Tubarão que o homenageou pela passagem dos 25 anos de trabalho dedicados à imprensa.
Em dezembro de 2002 a Câmara Municipal de Armazém entregou o título de Cidadão Honorário ao radialista Luiz Lopes por ser o autor da homenagem à cidade que passou a ser conhecida como “Armazém, Cidade Amiga”.

Em 2015, a Câmara de Vereadores de Tubarão concedeu o Título de Honra ao Mérito a Luiz Lopes, reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestado à comunidade como profissional de imprensa.
Também no ano de 2015, recebeu uma Placa de Prata, homenagem dos amigos e admiradores da comunidade de Vargem do Cedro, São Martinho.

Na simplicidade de sua vida, sempre trabalhou pelo próximo, dispondo de sua sabedoria, em especial na área da comunicação, para ajudar as pessoas que o procuravam.
Atualmente Luiz Lopes reside na praia dos Ingleses, em Florianópolis, onde se mantém na ativa dirigindo um pequeno estúdio de gravações. Ali já produziu documentários em CD e DVD sobre Tubarão, Florianópolis, Biguaçu, Gravatal, Armazém, entre outros.

Falando de suas preferências, o próprio Luiz Lopes faz questão de citar a ideia muito feliz que teve ao homenagear Willy Zumblick num CD especial lançado em 2002, com textos primorosos, lidos com a impostação devida, produto de sua longa experiência profissional.

“É muito bom ser importante, mas o importante mesmo é ser bom”. Essa frase dita sempre pelo próprio Luiz Lopes resume em parte o sucesso da carreira desse profissional da imprensa catarinense.