quarta-feira, 8 de junho de 2016

Superdimensionamento para um banner caricatural

Vão me desculpar, mas penso que estão superdimensionando ou superestimando o banner caricatural do sujeito lá de Lages.

Merece repúdio o tal trabalho? Sim, claro que merece, inclusive com a exigência de um pedido formal de retratação à cidade e seus habitantes pelo ocorrido. 
Mas daí à dimensão que o assunto está tomando vai uma longa distância. Acho que já deu, basta!

Ah! Se todos os problemas da Laguna fossem desse quilate... Se houvesse a mesma reação e indignação das pessoas com tantos maus feitos proporcionados pelos governantes.

Ah!, se mais ações judiciais fossem feitas por atos de péssimos gestores.
Ah!, se notas de repúdios fossem assinadas por eleitores decepcionados com atitudes de certos políticos da Laguna.

Ah!, se toda essa indignação e revolta fossem transferidas pelos eleitores na hora de votar, se manifestassem nas urnas por ofensas e desrespeito aos nossos esperançosos votos ...

Por que, me pergunto, um banner considerado malcriado e ofensivo, recebe tantas repulsas e críticas, enquanto outros problemas muito mais sérios, que afetam diretamente a população da Laguna, passam despercebidos? Por que quase sempre paira um silêncio obsequioso sobre eles?

Sujeito errou, foi infeliz na ideia, na charge e no texto. Pretendeu fazer humor com um assunto sério, polêmico. Em tempos taxados de politicamente incorretos, é um perigo. Não se pode mais "brincar" com nada. 

Com a reação das pessoas pelas redes sociais, deve ter visto a bobagem que fez. A essa hora arrependido-se amargamente. Bem por isso já se desculpou nas mesmas redes sociais.
A própria Fundação Cultural de Lages também emitiu nota sobre o ocorrido, assim como a rede de supermercados.

As desculpas deveriam vir em correspondência oficial? Acho também.
Mas pergunto: e daí agora?
Querem mais o quê? Soltar os leões? Baixar o polegar como os romanos? Crucificar? Tirar o escalpo do cara?

E os monumentos históricos abandonados na Laguna? E a perda do acervo Garibaldino do Rau da Fundação Lagunense de Cultura pra Udesc?
E a iluminação pública que vai se apagando em todas as ruas dos bairros e centro? E os buracos nas ruas? E o prometido centro de zoonose? E as 18 câmeras de monitoramento da Guarda Municipal que não funcionam? E a segurança da população? E a Biblioteca Pública Romeu Ulysséa com centenas de livros encaixotados por falta de estantes?

Esses problemas não merecem também o repúdio? A indignação nas redes sociais? O estardalhaço? O boicote?

E a falta de remédios? E as escolas que estão despencando? E as obras prometidas e nunca realizadas? E os pontos turísticos abandonados? E o estacionamento de ônibus de turismo à beira da Lagoa? E as obras do Mercado Público que estão paradas?

Também não merecem passeatas, medidas judiciais, notas de repúdio de entidades e indignação?