segunda-feira, 6 de junho de 2016

Secretário de Planejamento Urbano de Laguna é afastado do cargo em operação do GAECO

Além do mandado de afastamento cautelar de função pública também foram cumpridos mandados de busca e apreensão e condução coercitiva, todos em Laguna.

A pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi efetuado nesta segunda-feira (6/6) o afastamento cautelar do Secretário de Planejamento Urbano de Laguna do cargo público. O mandado determinando o afastamento foi cumprido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), que também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva.

O afastamento do Secretário foi requerido pelas 1ª e 2ª Promotorias de Laguna, que apuram em Procedimento de Investigação Criminal a prática dos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa, tráfico de influência, falsidade ideológica e associação criminosa.

A investigação do GAECO verificou que o Secretário de Planejamento de Laguna era o sócio oculto de uma empresa que atuava na área ambiental, sediada em Laguna, e utilizava-se de seu cargo para a captação de clientes que necessitavam de atos administrativos do Município de Laguna, notadamente da Secretaria de Planejamento Urbano, para a regularização de pendências urbanístico-ambientais.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Secretaria de Planejamento Urbano, na Fundação Lagunense do Meio Ambiente, na empresa e nas residências de dois dos investigados nesta tarde. Ainda foi efetuada a condução coercitiva dos investigados para depoimento no Ministério Público de Laguna.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

3 comentários: