segunda-feira, 20 de março de 2017

Manifestantes protestam contra construção de penitenciária

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico da Laguna, conforme amplamente divulgado, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (20), a partir das 15 horas no auditório do Iphan.
(Fotos: Elvis Palma, Valmir Guedes Jr. e Gê Luiz Cunha)


Em pauta o absurdo projeto de construção da penitenciária industrial à entrada de nossa cidade.
A secretária estadual de Justiça e Cidadania, deputada Ada Lili Faraco de Luca, faria uma exclamação sobre o assunto. Era aguardada ansiosamente pelos presentes, mas não compareceu.
Foi comunicado aos participantes que a secretária estaria numa audiência com o governador. O secretário-adjunto Leandro Antônio Soares Lima esteve em seu lugar, apresentando dados técnicos e prestando esclarecimentos.

Na Praça Vidal Ramos, mais de 150 pessoas manifestaram seu repúdio à construção da penitenciária em nossa cidade, com apitos e vaias, inclusive a alguns membros do Conselho que já demonstraram de alguma forma apoio à obra. 
"Laguna unida jamais será vencida", "Leva para Içara", "Queremos empresas", "Laguna vai dar resposta nas urnas", "Penitenciária não, emprego sim" e "Não à penitenciária", eram algumas das frases escritas nos cartazes de protesto.


Prefeito Mauro Candemil também foi vaiado à sua entrada ao recinto e pode perceber sonoramente o repúdio veemente dos manifestantes (inclusive muitos eleitores seus que se consideram traídos com esse projeto) à construção da famigerada obra.

Para o vereador Peterson Crippa (PP) que é membro do Conselho, esteve presente na praça e também na reunião e é contra a construção, "A reunião foi pífia, uma fala bacana de um projeto ideal" disse Crippa.
"Eu acho que não deveria nem ter mais audiência pública, deveria matar isso na raiz, já que a proponente, a dª Ada nem compareceu", desabafou o vereador.

Na praça junto aos manifestantes também lá estiveram os vereadores Kek Lopes Rosa(PP), Tono Laureano (PMDB), Osmar Vieira (PSDB) e Rhoomening Rodrigues (PSDB), que já se manifestaram contra a construção da penitenciária.
Prefeito Mauro Candemil chegando para a reunião do Conselho
No fim e ao cabo, audiências públicas serão marcadas ou um plebiscito, a definir. Mas tudo será em caráter de urgência. 
O que se percebe é que há pressa, muita pressa, porque os R$ 36 milhões (valor primeiramente falado, agora já passou para R$ 46 milhões) poderão retornar ao governo federal ou o dinheiro irá para construção do presídio em outro município. Fala-se em São Bento do Sul.
Pois então que vá!



 
 




5 comentários:

  1. Manifestação justa. Sou contra uma penitenciária em Laguna.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus o que estão querendo fazer com nossa Laguna? Mário Silveira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns conterrâneos. Assim é que se responde para os destruidores de Laguna. Manifestação pacífica e ordeira. Vencemos a primeira batalha mas a luta continua. Jorge Abrahão

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Laguna! Mostraste que teu filho não foge a luta. Parabens aos organizadores desta manifestacao que tao bem demonstra o repudio de uma cidade e de um povo que sabe o seu valor e suas necessidades.Não ao complexo penitenciário . Precisa
    mos de emprego e não bandidos.Parabéns politicos que não se acovardaram a imposição do governo estadual.Nancy Mattos Abrahao.

    ResponderExcluir
  5. Fernando Gomes21/03/2017, 08:02

    Os políticos já estão pensando no futuro. Quando forem presos estarão perto de casa.

    ResponderExcluir