terça-feira, 28 de março de 2017

Rolam cabeças na prefeitura

Desde a semana passada várias cabeças em cargos comissionados rolaram na prefeitura.

Na sexta-feira, com uma só canetada, prefeito Candemil exonerou sete nomes em cargos, entre eles a presidente da Fundação Irmã Vera, a adjunta da secretaria de Habitação e Assistência Social, e as diretoras das Escolas de Morro Grande, Caputera e Caic. Além da diretora do departamento de Apoio/Saúde e da diretora do departamento de Projetos Sociais da Fundação Irmã Vera.

Nesta segunda-feira o Diário Oficial publicou a exoneração da diretora da C.E.I. Pequeno Príncipe. 
Sem falar no pedido de exoneração do vice-prefeito Júlio Willemann do cargo de presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente - Flama.
Virão mais?

Já escrevi aqui várias vezes, que quem assume um cargo comissionado, de confiança, como se diz, sempre está, nunca é.
Está secretário, está assessor, está presidente de Fundação, está diretora de escola.

A continuidade ou não no cargo vai depender de acordos políticos costurados, meras picuinhas daqui ou dali, como o vereador que indicou o nome ao cargo, votar ou não neste ou naquele projeto, dizer sim a uma CPI, etc. Ou do prefeito acordar certa manhã de mau humor. É dele a palavra final.

Mas há quem não compreenda essa verdade.

Evidentemente em todo início de uma nova gestão - e se não foi feito pelo antecessor - é praxe as trocas da maioria dos nomes, até porque o novo prefeito tem que compor sua equipe dita de confiança.

Há problemas quando essas mudanças acontecem com a gestão já em andamento, com aulas começadas e todo um trabalho iniciado dessas pessoas nos respectivos cargos.

Os trabalhos, planos e projetos são interrompidos, sofrem descontinuidade e aguarda-se pelas novas nomeações, pelo recomeço dos trabalhos. Até a coisa engrenar de novo...

Isso gera um desgaste administrativo e político, além de trazer enorme insegurança ao quadro dos comissionados. Afinal, muitos se perguntam, quem poderá ser o próximo? Estarei na lista? Serei eu, senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário