quinta-feira, 23 de março de 2017

Vagas abertas para o curso de Libras

Um bate-papo sem palavras, as mãos como portadoras da comunicação. Assim serão as aulas de libras realizadas na sede da Associação de Pais e Amigos dos Surdos da Laguna (Alpas). 

As aulas, ministradas em parceria com professores da Ufsc, irão ocorrer na sede da entidade, no bairro Esperança, aos sábados, das 13h30min às 17h, com certificação. 
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada por deficientes auditivos para
 a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. (divulgação)
O que é Libras?
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. A ideia do curso é promover a conversação e contribuir com a inclusão.
Na Laguna, conforme número da Associação, são aproximadamente 60 surdos. "Queremos unir forças para a inclusão cada vez maior dos surdos na sociedade", explica a presidente da Alpas, Crisiane Bez Batti. 

Quem pode participar
Podem participar pais, professores ou qualquer pessoa interessada em aprender ou conhecer mais sobre libras. 
O método não é apenas uma medida paliativa para se estabelecer algum tipo de comunicação com os deficientes auditivos, mas é uma língua natural como qualquer outra, com estruturas sintáticas, semânticas e morfológicas. A diferença básica é que ela também utiliza a imagem para expressar-se. 

Localização das mãos
Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, como por exemplo, a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, também a movimentação que se faz ou não, na hora de produzir o sinal entre outros. 

Outra particularidade simples, que facilita o entendimento da língua, os verbos aparecerem todos no infinitivo e os pronomes pessoais não serem representados, sendo necessária apontar a pessoa de quem se fala para ser entendido. Há ainda algumas palavras que não tem sinal correspondente, como é o caso dos nomes próprios. Nessa situação, as letras são sinalizadas uma a uma para expressar tal palavra.

Mais informações
Com Crisiane Bez no (48) 99800-0210 ou no (48) 98475-3428

Fonte: PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário